terça-feira, 22 de agosto de 2017

Como a massagem pode ajudar a completar ciclos emocionais interrompidos do passado.


A massagem com frequência leva a uma vivência mais profunda do corpo, vivências essas que estão incompletas e perdidas no inconsciente. Vivências que no paradigma  do psiquismo do cliente é tida como proibida, seja porque é ancorada na culpa, ou porque o seu ego não tem estrutura pra lidar com a intensidade da sensação ou simplesmente porque a mudança de percepção causada pela integração da experiencia ao corpo deixaria a pessoa fora do grupo pertencente.


Esse fenômeno é relativamente comum numa massagem, mas pouco compreendido pela maioria dos massoterapeutas, que muitas vezes se conforma com um protocolo fixo de trabalho. Invariavelmente esse acontecimento leva a um desequilíbrio biodinâmico do cliente, alterando sua respiração, seu fluxo de líquidos pelo corpo e inclusive, altera a noção que ele tem de si mesmo. Isso acontece porque a massagem estimula o movimento ascendente da energia do corpo, sensações oceânicas, fenômenos que põe em risco suas fundações, suas defesas, e suas percepções habituais, trazendo-lhe medo e alguma confusão. Por isso, é importante no trabalho com a massagem o cuidado e uma observação minuciosa. A meta da massagem é não apenas melhorar o fluxo, mas também fazer com que o cliente suporte uma maior carga de energia, sem cair no medo ou na ansiedade.  O problema é  que a quantidade de energia que o corpo comporta tem estreita relação com as crenças e a auto imagem que cliente tem de si mesmo, ou seja, com as ideias que o cliente professa, sejam elas conscientes ou inconscientes.

Assim concluímos que o caminho do seu crescimento passa pelo corpo e pela cabeça, já que não se consegue aumentar de forma duradoura a carga do corpo sem dar  a ele uma compreensão do fenômeno nos termos em que o cliente  está habituado.

A massagem como exponho aqui é um método de relaxamento, mas também um método  de auto conhecimento. Pois esse relaxamento  é um ato de vontade, de auto entrega, e mais ainda,  de confiança na relação estabelecida com o terapeuta,



Andrade de Campos
http://www.recantodasletras.com.br/artigos/6086805

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails