sábado, 22 de abril de 2017

8ito benefícios da massoterapia



Por massagem entende-se a compressão das partes musculares do corpo e das articulações para fins terapêuticos. O tratamento que é feito através de massagens, a massoterapia, é uma das formas mais eficazes de prevenir e tratar lesões, mas também de aliviar a tensão muscular, o stress, a ansiedade e ainda de promover um tremendo bem-estar associado à sensação de leveza e fluidez.

Mas os fins terapêuticos de uma massagem vão muito além desta sensação de bem-estar. Como conta a revista norte-americana Men’s Health, são oito os benefícios associados a esta terapêutica. Ei-los:
1 – Melhora trânsito intestinal. As massagens, quando aplicadas na zona abdominal, podem ter um efeito laxante e ajudar a combater a prisão de ventre, como concluiu um estudo publicado na revista International Journal of Nursing Studies. Além disso, atenuam eficazmente as dores associadas à incapacidade de defecar.
2 – Reforça o sistema imunitário. A massagem sueca é tão eficaz que consegue provocar mudanças no sistema imunitário, deixando-o mais resistente e capaz de combater agressões externas. Os benefícios desta terapia são ainda melhores quando o objetivo é lutar contra infeções sanguíneas.
3 – Alivia a dor nas costas. Aquela dorzinha mas constante que afeta as costas pode ser facilmente controlada e até banida com um tratamento à base de massagem, diz a revista, salientando que poucas sessões pode ser suficiente para aliviar a dor crónica e que tanto interfere com a qualidade de vida das pessoas.
4 – Melhora a qualidade de sono. Uma vez que promove a sensação de relaxamento, a massagem pode ser ainda uma aliada na luta contra as noites mal dormidas. Um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Miami revela que bastam duas massagem semanais de 30 minutos cada para se começar a dormir que nem um bebé.
5 – Combate a dor muscular provocada pelos treinos. As massagens desportivas são as melhores amigas dos atletas, especialmente dos que praticam crossfit ou já se renderam às corridas de longa distância.
6 – Melhora o humor. Ora, como é possível ficar mal humorado quando se está relaxado e com uma sensação de leveza tal que mais parece que estamos nas nuvens? Não é possível, claro. Diz a revista que as massagens são ótimas para quem pretende melhorar o humor e o bem-estar geral.
7 – Reduz os sintomas de ansiedade. As pessoas que sofrem de ansiedade tendem a ser mais stressada e ‘fechadas’ (seja física ou mentalmente), por isso, uma boa massagem dos pés à cabeça é capaz de deixá-las mais calmas, confiantes e capazes de fazer frente aos sintomas de ansiedade que têm diariamente. Mais uma vez, a massagem sueca é a mais eficaz, como diz um estudo da Universidade Emory.
8 – Reduz a pressão sanguínea. Uma vez atua por compressão, tanto nas partes musculares do corpo e como nas articulações, a massagem é também uma boa forma de reduzir a pressão sanguínea, não só pelo lado mecânico desta terapêutica, mas, claro, pelo efeito relaxante que tem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails