quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Por que o toque humano é importante para nosso bem estar?


Massagens podem providenciar os benefícios do toque humano.
O contato humano proporciona inúmeros benefícios para crianças e adultos. Além de controlar níveis de estresse e melhorar a saúde das pessoas, o toque humano pode formar importantes laços sociais entre indivíduos. Você pode experimentar esses benefícios através de sessões de massagens terapêuticas comuns. Se você não pode pagar ou não quer uma massagem profissional, você pode trocar massagens informais com um amigo ou um parceiro.
Benefícios físicos
De acordo com especialistas, uma terapia de toque regular, como a massagem, possui um grande número de benefícios à saúde. Massagens regulares ajudam a melhorar a circulação do sangue e o fluxo de água, reduzir a pressão sanguínea, impulsionar a imunidade e melhorar a saúde e a flexibilidade dos músculos. Essas terapias também contribuem para um menor nível de estresse.
Benefícios mentais
Especialistas apontam que terapias de massagem e toque têm um importante papel na redução da ansiedade. As massagens também podem melhorar padrões de sono e concentração e aumentar o nível geral de relaxamento. Um estudo feito por pesquisadores da Brigham Young University, nos EUA, descobriu que a massagem melhora os níveis de ocitocina, um hormônio que aumenta os níveis de tranquilidade.
Toque e crianças
Os benefícios positivos proporcionados pelo contato humano são evidentes desde o nascimento. Alguns hospitais usam a terapia de toque em UTIs infantis. As técnicas de movimentos e toques sutis que eles usam nas crianças ajudam a reduzir o estresse e asseguram que os bebês tenham um sono longo e profundo.
Toque e laços sociais
Um estudo publicado pela British Academy Centenary Research Council, do Reino Unido, descobriu que o contato humano, assim como o aliciamento em primatas, tem um papel importante ao estabelecer conexões sociais. Essas conexões sociais podem levar a um maior desempenho reprodutivo, o que ajuda na sobrevivência da espécie. O estudo aponta a liberação de endorfina durante essas sessões de toque e afirma que isso é um fator chave na formação desses laços sociais.
O que você pode fazer
Se você não pode pagar por sessões de massagens de um terapeuta profissional, considere fazer sessões de massagem regulares com um amigo ou parceiro. Esse contato pode ser feito sobre a roupa e vocês podem se revezar em sessões de trinta minutos. Peça a seu amigo ou parceiro que massageie seu pescoço, costas, couro cabeludo e outras áreas sensíveis e faça o mesmo a ele. Essa é uma ótima maneira de desfrutar dos benefícios do toque humano.


Fonte: James Mulcahy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails