segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Pesquisadores investiram em descobrir como a massagem funciona



Quando massageamos a pele produzimos estimulações nervosas que explicam a maior parte de suas ações. Parte desses estímulos, por uma ação reflexa direta na medula espinhal, causa redução do tônus muscular, o que gera um bem-estar com relaxamento. Esses mesmos estímulos vão causar um bloqueio na condução nervosa das fibras de dor, num mecanismo conhecido como “portão medular da dor” e com isso há um alívio de sensação dolorosa. Os estímulos que chegam ao cérebro causam uma redução da reação de estresse, que se traduz por uma redução do cortisol (hormônio da supra-renal) e uma elevação da serotonina no cérebro – o que dá sensação de calma e bem-estar. Com isso há redução da ansiedade e melhora da qualidade do sono. Foi detectada ainda uma melhora na imunidade de pacientes com câncer que receberam massagem, que pode ser explicada por uma redução do estresse causado por esse diagnóstico. Mas as indicações de massagem em câncer devem ser feitas por um especialista. 

Os estímulos da massagem, por fim, atuam diretamente sobre os tecidos e podem ser usados para impulsionar os fluidos nos vasos linfáticos, o que explica a sua ação no *****edema linfático.

* Sistema linfático – Sistema de canais e de ductos (os vasos linfáticos), distribuídos em todo corpo, que conduzem a linfa, um líquido transparente e semelhante a água que se forma nos tecidos do organismo humano. Ele faz parte do sistema imunológico do corpo, por isso desempenha papel importante nas defesas contra infecções

**Gânglios linfáticos – São estruturas de forma ovalada, em geral do tamanho de uma grão de arroz que se situam nas regiões de convergência de vasos linfáticos, onde funcionam como filtros, onde elementos estranhos ao organismo podem se identificados e destruídos. Por isso são órgãos que fazem parte do sistema imunológico do organismo humano, podem produzir produzem anticorpos ou englobar bactérias.

*** Movimentos peristálticos – São movimentos involuntários que empurram o alimento (também denominado bolo alimentar, quimo ou quilo, de acordo com a fase da digestão) ao longo do canal alimentar, para que a digestão se processe de forma fisiológica (normal) e os resíduos sejam eliminados na forma de fezes.

****Ganho ponderal = ganho de peso

*****Edema linfático – É o edema (inchação) que se forma por acúmulo de linfa, em geral secundário a um mau funcionamento dos vasos linfáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails