quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Massagem psicossomática



Introdução
Esta manobra tem a finalidade de favorecer os processos de integração psicossomática. É indicada quando se quer dar ao paciente: continência, segurança e percepção do próprio corpo, especialmente dos seus limites.
Muitos pacientes, ao receber esta massagem relatam terem sensações de tranquilidade, harmonia e vitalidade.
Este é um trabalho feito em consonância com o pensamento de Winnicott, no sentido de favorecer a sensação de que o psiquismo está habitando o corpo (personalização, alojamento da psique no corpo). Assim, esta massagem tem momentos de Holding (segurar) e Handling (manejar).

Procedimento

Observações importantes para realização das manobras que serão descritas:
a-A qualidade do  toque na massagem é fundamental. Não se usa óleo real, ele é imaginário. O terapeuta deve imaginar a textura de suas mãos como se fosse óleo morno, que desliza com suavidade e lentidão viscosa,para dar a ideia de algo morno, com muito contato e aconchego. O movimento é suave e uniforme com bastante aderência das mãos ao corpo do paciente.
b-Em geral, pelo menos uma das mãos do terapeuta deve estar em contato com o corpo do paciente.Uma das mãos pode ficar parada na extremidade da articulação do paciente enquanto a outra desliza, ou as duas mãos deslizam simultaneamente.
c-O terapeuta  deve procurar tocar cada estrutura corporal do paciente de uma extremidade a outra, isto é, tocar o segmento de ponta a ponta. Por exemplo, não tocar no meio do braço do paciente.
d-Nas articulações, as mãos do terapeuta devem fazer pequenas paradas em seu movimento,  para que o paciente sinta o contorno e os limites de cada parte de seu corpo. Seu toque deve ser presente e abrangente. Suas mãos devem se adaptar ao corpo do paciente de forma aconchegante.
e-Todas as manobras de deslizamento devem ser repetidas  pelo menos 3 vezes.
f-Veremos nas manobras descritas a seguir que o terapeuta toca  segmento por segmento, e depois faz um toque global integrando as partes já massageadas, dando contorno ao corpo do paciente como um todo.
g-Todos os manejos descritos  aumentam a percepção corporal, especialmente nas regiões tocadas.

A-Paciente em decúbito dorsal

1-Massagem no Pescoço e naCabeça
a-O terapeuta senta-seatrás da cabeça do paciente e introduz as mãos lateralmente e em concha sob o pescoço (com os dedos perpendiculares à coluna). Dá suporte ao pescoço, sem levantá-lo, permanecendo cerca de um minuto nesta posição.
b-Conserva  uma das mãos sob o pescoço e desloca a outra para a região occipital,  permanecendo, também, cerca de 1 minuto nesta posição.
c-Desliza as mãos de modo que a cabeça fica apoiada nelas, de tal maneira que as pontas dos seus dedostocam a região occipital do paciente e os seus punhos ficam próximos ao topo da cabeça. Depois de permanecercerca de um minuto nesta posição, gira a cabeça dele de um lado para outro, algumas vezes, de forma extremamente lenta e  suave. Durante este movimento podem ser feitas pequenas trações na cabeça para alongar o pescoço. Espera-se com esta manobra que a respiração do paciente flua e que ele solte a cabeça nas mãos do terapeuta.
d-O terapeuta eleva a cabeça do paciente cerca de três centímetros e a retorna vagarosamente ao colchão. Faz isso três vezes. Antes de retirar as mãos desliza-as de forma lenta e suave pela lateral da cabeça, indo até o topo desta.

2-Massagem na Face:
a- Com a mão direita, o terapeuta faz um deslizamento na porção lateral direita do pescoço, indo da junção do pescoço com o tronco até a testa, passando por trás da orelha do paciente. A mão esquerda apoia o outro lado da cabeça para que ela permaneça imóvel durante a manobra.
b- Faz a mesma manobra do lado esquerdo do paciente, alterando a posição de suas mãos (mão esquerda desliza enquanto a direita apoia).
c-Usando as duas mãos simultaneamente, faz com a ponta dos dedos deslizamentos sobre cada lado do rosto do paciente, desenhando seus contornos e seguindo a borda dos ossos da testa, das cavidades oculares, do nariz, dos ossos zigomáticos, dos maxilares , da mandíbula e da cartilagem das orelhas. Faz, em seguida, um deslizamento na parte inferior da mandíbula indo do queixo até as orelhas e faz o contorno da boca sem tocar os lábios. Estes movimentos sãorealizados, em geral, do centro para periferia do corpo do paciente.
d- O terapeuta coloca as  mãos no topo da cabeça do paciente e desliza-as lentamente pelas laterais do rosto até chegar embaixo do queixo. A seguir asmãos do terapeuta se  separam indo até as orelhas.

3-Massagem nos Membros Superiores
Observação: Nas manobras a seguir, toda vez que as mãos do terapeuta alcançarem as mãos do paciente,ele as segura por uns 10 segundos, dando ao mesmo a sensação do limite de seu corpo.
a-Posiciona-se à direita do paciente e faz um deslizamento a partir do alto da cabeça, descendo  pela face, pescoço, ombro, braço, cotovelo, antebraço, punho, mão até as pontas dos dedos da mão direita.
b-Posiciona-se à esquerda do paciente e repete deste lado a mesma sequência feita do lado direito.
c-Coloca suas mãos no osso esterno do paciente, desliza pelas clavículas, descendo pelos ombros, braços, cotovelos, antebraços, punhos, até as mãos.
d-Coloca as mãos no topo da cabeça do paciente e desliza pela face, pescoço, clavículas, ombros, braços, cotovelos, antebraços, punhos, até as mãos, num movimento de integração das partes que já foram massageadas.

4-Massagem no Tórax e Abdômen
O terapeuta coloca suas mãos sobre o osso esterno dopaciente , próximo à sua garganta e desliza pelo centro do tórax, contornando as bordas inferiores das costelas, descendo pelos flancos e contornando as cristas ilíacas em direção ao centro.

5-Massagem na Pelve e nos Membros Inferiores
Obs.Nas manobras a seguir, toda vez que as mãos do terapeuta alcançarem os pés do paciente, ele os segura por uns 10 segundos, dando a ele a sensação do limite de seu corpo.
a- Posiciona-se à direita do paciente. Coloca as mãos sobre a crista ilíaca direita dele, deslizando pela coxa, joelho, perna, tornozelo e pé, indo até a ponta dos artelhos. Ele sempre faz pequenas pausas nas articulações.
b- À esquerda do paciente, repete deste lado a sequência do item anterior.
c- Coloca cada uma de suas mãos sobre as cristas ilíacas, esquerda e direita do paciente e faz um deslizamento simultâneo indo até a ponta dos pés.

6-Manobras de Integração
a-O terapeuta faz um deslizamento lento com as duas mãos trabalhando simultaneamente. Inicia com as mãos colocadas no topo da cabeça do paciente e desliza pelos membros superiores até a ponta dos dedos
b-Em seguida, também trabalhando com as duas mãos, faz um outro deslizamento lento, indo do topo da cabeça até a ponta dos artelhos dos pés

B-Paciente em decúbito ventral

1-Massagem na Cabeça, pescoço e membros superiores
a- O paciente deita-se com o rosto voltado para o lado direito. O terapeuta se coloca à esquerda dele. Com a mão direita toca a testa e com a esquerda o topo da cabeça do paciente. Desliza a mão direita pelo rosto e pescoço, enquanto a outra desliza pela parte posterior da cabeça. Sem interromper o movimento, desliza as duas mãos pelo ombro, braço, cotovelo, antebraço, punho indo até a ponta dos dedos da mão esquerda.
b- O paciente vira o rosto para o lado esquerdo. O terapeuta coloca-se à direita dele e repete deste lado a mesma sequência do item a, adaptando a posição das mãos para trabalhar sobre o lado direito do paciente.
c- Coloca as mãos no topo da cabeça do paciente e faz um deslizamento de modo que cada uma das mãos desça por um lado do corpo, percorrendo o mesmo trajeto dos itens anteriores. Ao final, suas mãos tocam as mãos dele, segurando-as por 10 segundos.

2-Massagem nas Costas e Nádegas
O terapeuta faz um deslizamento dos ombros até as nádegas.

3-Massagem nas Nádegas, Pernas e Pés
a- Ele senta-se ao lado esquerdo do paciente. Colocasuas mãos sobre a nádega esquerda do mesmo, deslizando a partir daí, passando pela coxa, joelho, perna, tornozelo, indo até a ponta do pé.
b-Senta-se então ao lado direito do paciente e repete a mesma  sequência (item a) do lado direito dele.
c- Coloca agora as duas mãos sobre as nádegas do paciente (uma em cada nádega) e faz um deslizamento simultâneo semelhante ao descrito acima. No final do deslizamento as mãos do terapeutatocam os pés do paciente, segurando-os por 10 segundos.

5- Deslizamento Global
Obs. É fundamental ter sempre em mente que os deslizamentos são lentos e com pequenas paradas nas articulações e bordas ósseas e que sempre ao tocar os pés ou as mãos deve-se segurar por cerca de dez segundos.
a-As  mãos do terapeuta deslizam do topo da cabeça até as mãos do paciente.
b-Em seguida suas mãos deslizam do topo da cabeça até a ponta dos pés do paciente.

6-Manobras Finais
Para realizar estas manobras o terapeuta pede que o paciente deite sobre o seu lado esquerdo, em posição fetal e posiciona-se atrás das costas dele. Daí realiza os toques a seguir (a,b,c,d), permanecendo cerca de um ou dois minutos em cada um deles. É importante também observar se a respiração do paciente está livre e fluida.
a-Coloca uma das mãos no topo da cabeça e a outra na região sacral do paciente.
b-Coloca as mãos paralelas bem próximas à coluna do paciente, deslizando desde a região cervical até o sacro.
c-Coloca uma das mãos nas costas, na altura do coração e a outra na barriga,  na região umbilical do paciente.
d-Coloca uma das mãos no topo da cabeça e a outra na sola dos pés do paciente.

7-Deslizamento final:
Para finalizar o trabalho o terapeuta faz as seguintes manobras:
a-Coloca as mãos no topo da cabeça e desliza até os pés do paciente desenhando o contorno e limites do seu corpo.
b- Faz o mesmo deslizamento anterior, mas, agora, com as mãos bem próximas ao corpo dele, sem tocar a sua pele.

Por: Glória Cintra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails