sábado, 18 de maio de 2013

Massagem terapêutica diminui o estresse em prematuros, mostra estudo

O movimento ajuda a aumentar a frequência cardíaca, que é um dos fatores usados para medir o desenvolvimento da função do sistema nervoso, responsável por controlar os estímulos estressantes. Entenda

O parto é um momento extremamente estressante para o bebê, principalmente para os prematuros que ainda têm o sistema nervoso imaturo e não são capazes de controlar a resposta ao estresse.

Se o parto é estressante, imagine, então, estar em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal? A ventilação mecânica, os procedimentos médicos e a separação da mãe fazem com que a UTI seja um ambiente difícil para o bebê.
Para diminuir essa sensação, pesquisadores da Universidade de Louisville, no estado americano Kentucky, descobriram que receber uma massagem terapêutica, com pressão moderada, envolvendo e acariciando o bebê seguida de flexão e extensão das articulações dos braços e pernas, aumentou a frequência cardíaca dos bebês do sexo masculino - um dos fatores que mede o desenvolvimento do sistema nervoso dos bebês prematuros -  e, consequentemente, melhorou a capacidade do cérebro de responder ao estresse.

No entanto, o estudo, publicado no jornal científico Early Human Development, revelou que o mesmo não  aconteceu com as meninas prematuras. Segundo os cientistas, essa diferença da resposta às massagens pode ser explicada pelos hormônios. 
Ainda que outros estudos sejam necessários para comprovar o efeito benéfico da massagem em prematuros, vale lembrar que acariciar o bebê, independente da idade, nunca é demais. Afinal,  o toque, o vínculo e o carinho só fazem bem, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails