sexta-feira, 24 de maio de 2013

A massagem sueca tradicional


Desde o surgimento da prática da massagem na medicina tribal, muitos séculos se passaram. Passou-se pela Idade Média, pela Era Contemporânea e entre os anos de1776 e 1862, um professor sueco de Artes Bélicas e Mestre de Armas, Peer Henrik Ling (com 32 anos), que era considerado o melhor espadachim do mundo, durante um duelo à florete teve seu braço atingido no músculo longo (supinador), que dá movimento ao punho. A atrofia deste músculo desenvolve-se de forma progressiva e causa aleijão, havendo a necessidade de se cortar a mão para evitar-se esse desenrolar. 

Nesta época, havia em Paris um cirurgião, Dr. Ambroise Parré, que convidou Peer Henrik Ling para ir a Paris e ser operado por ele, conseguindo com isso 80% de sucesso. Ling, não conformado, na tentativa de cura total se valeu da massagem e da ginástica, e após três anos estava não só curado, mas havia criado um sistema com bases científicas de terapia cinesiológica e massoterápica. Levando desde então o método o seu nome, que também ficou conhecido em todo mundo como Sistema Sueco de Massagem, Ling foi muito procurado e alcançou vários êxitos no tratamento de pessoas portadoras de lesões. Este fato levou o seu sistema de massagem a ser conhecido, respeitado e ensinado em todos os centros da Europa, tornando-se uma ciência paramédica. A massagem sueca tradicional combina elementos de fisiologia e ginástica, assim como certas técnicas da China, Egito, Grécia e Roma. A massagem sueca é mais focada nas camadas mais superficiais da pele para aliviar tensão nos nervos, músculos e glândulas enquanto melhora a circulação geral do corpo. 

Ao longo do tempo a Massagem Sueca foi sendo difundida pelos quatro cantos do mundo. O profissional de Massagem Sueca deve ter excelente coordenação motora, agilidade manual, noções de força, distância e velocidade. É necessário exercitar as mãos para torná-las fortes, resistentes, musculosas e quentes, pois a pessoa que vai receber a massagem precisa sentir que está entrando em contato com a vitalidade, a saúde e o equilíbrio.


A massagem ou a massoterapia sueca ou ocidental desenvolvida por Per Henrik Ling e seus discípulos Branting, Georgii e De Ron, foi baseada na sabedoria das antigas culturas, tanto do oriente como do ocidente.



Eles acreditaram e provaram que a massagem não só tratava músculos tensos e melhorava o desempenho atlético, como também tratava problemas internos como o estômago, intestinos, pulmões, coração e ainda problemas psicológicos.

Kerstin Uvnäs Moberg, professora sueca de fisiologia com 25 anos de pesquisa em medicina hormonal, explica no livro Lugn och Beröring (“Relaxar e Tocar”) como a massagem sueca libera o hormônio relaxante ocitocina, que alivia a dor. Ocitocina é também chamado o hormônio do amor e é fundamental para o bem-estar. Estudos recentes mostram que este hormônio é um dos mais importantes do nosso corpo e é fundamental para combater os hormônios do estresse e as nossas reações de luta e de fuga. Ele baixa a pressão sangüínea, relaxa o corpo, aumenta a tolerância à dor e estimula o crescimento.

A massagem Sueca tradicional é aplicada por toda a extensão das costas, causando de imediato relaxamento das tensões do corpo todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails