segunda-feira, 5 de abril de 2010

Banho terapia


Pernas sem inchaço

Como o banho é feito: trata-se de um escalda-pés realizado em uma bacia ou balde fundo, com água suficiente para cobrir toda a panturrilha. A temperatura não deve ultrapassar 40ºC.Ingredientes: óleos essenciais de lavanda e manjericão, cinco gotas para cada dois litros de água.

Benefícios: melhora a circulação e combate o inchaço das pernas e dos pés, comum entre as mulheres grávidas. "A terapia também é capaz de relaxar e aliviar cólicas menstruais e sintomas da TPM", lo.

Após o procedimento, é indicada uma massagem refrescante com óleo de hortelã para potencializar os efeitos da terapia. Duração: 15 minutos, três vezes por semana, em dias alternados, sempre antes de dormir. O tratamento pode ser feito por tempo indeterminado, enquanto proporcionar conforto e bem-estar.



Respiração livre
Como o banho é feito: em banheira comum ou ofurô, com água suficiente para cobrir o corpo, em temperatura que não deve ultrapassar 37ºC.

Ingredientes: dois maços de chá de hortelã, dois maços de folhas de eucalipto, três gotas de óleo essencial de pinho-anão para cada litro de água.

Benefícios: indicado para pessoas resfriadas ou gripadas, o banho relaxa, alivia as dores do corpo e promove o descongestionamento nasal. Enquanto curte o ritual, a pessoa pode aproveitar para usar uma máscara de menta, que também descongestiona e revitaliza a pele.

Duração: de 40 minutos a uma hora, de duas a três vezes por semana, de preferência no final do dia.
Para fazer em casa: também é possível transferir os benefícios para o chuveiro. Em uma vasilha, coloque água quente, 1/2 maço de chá de hortelã, 1/2 maço de folhas de eucalipto e três gotas de essência de menta para cada litro de água. "Enquanto você toma banho, deixe no canto do box para se beneficiar dos aromas que se juntam ao vapor d'água. Antes de desligar, jogue a mistura sobre todo o corpo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails