quinta-feira, 24 de maio de 2018

Massagem tem ação similar a remédios anti-inflamatórios


A massoterapia tem uma ação muito parecida com a dos tradicionais anti-inflamatórios e é eficaz na reabilitação de músculos que sofreram lesões. É o que mostra um estudo divulgado  pela revista Science Translational Medicine.
Trabalhos anteriores comprovavam os efeitos práticos da massoterapia, mas nenhum desvendava as complexas reações bioquímicas que explicam por que ela funciona. “Há consenso de que massoterapia produz bem-estar”, afirma Simon Melov, do Instituto Buck, nos Estados Unidos. “Agora, temos base científica para explicar como ela atua.”
Normalmente, o esforço físico produz lesões nas fibras dos músculos que levam à processos inflamatórios. Os cientistas descobriram que a massoterapia estimula a produção de sinais químicos que diminuem a inflamação, de um modo análogo à atuação de vários fármacos.
Ao mesmo tempo, a massoterapia estimula a geração de mitocôndrias, pequenas estruturas que funcionam como verdadeiras usinas de energia dentro da célula. Desta forma, a prática também contribui para acelerar a reconstrução de tecidos musculo-esqueléticos afetados por exercícios físicos ou doenças.
Segundo o estudo, bastariam 10 minutos de massagem para produzir um efeito benéfico perceptível.
“Os benefícios da massoterapia podem ser úteis para um amplo grupo de indivíduos que inclui idosos, pessoas que sofrem de lesões músculo-esqueléticas e pacientes com doença inflamatória crônica”, pondera Mark Tarnopolsky, principal autor do estudo e cientista do Departamento de Pediatria e Medicina da Universidade McMaster, em Ontário, no Canadá. “Esse estudo fornece evidências científicas confiáveis de que terapias de manipulação, como a massoterapia, podem ser integradas com sucesso à prática médica.”
O mesmo texto recorda que terapias complementares, como a própria massoterapia , a acupuntura e a quiropraxia se tornam cada vez mais comuns no cotidiano das pessoas, especialmente como formas de diminuir a dor. Daí a necessidade de estudos que determinem a razão da sua eficácia. Só nos Estados Unidos, 18 milhões de pessoas recorrem a massoterapeutas todos os anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails