domingo, 27 de maio de 2018

Massagem Biodinâmica: O toque na psicoterapia


Gloria Cintra contribuiu com o capitulo Massagem biodinâmica: Uma forma de tocar que respeita a singularidade de cada um no livro O toque na psicoterapia: Massagem Biodinâmica
Na grande maioria das profissões de cura, como a medicina, enfermagem, fisioterapia e outras, o contato físico entre o profissional e as pessoas que são atendidas é considerado normal e natural. Na visão de muitos, a psicoterapia constituiria uma exceção a isso, por ser incompatível com o toque. Talvez isto se deva, pelo menos em parte, a uma visão consolidada nos últimos séculos, na qual os processos mentais são considerados independentes das atividades do organismo.
Na primeira metade do século XX, Wilhelm Reich, rompendo esse dualismo, lançou as bases da psicoterapia corporal, propondo formas de intervenção que não dissociam os processos somáticos das dinâmicas psíquicas. O toque torna-se um instrumento válido e útil no processo de psicoterapia.
A Psicologia Biodinâmica desenvolveu e aprimorou o uso da massagem como parte de seu repertório terapêutico. A utilização criteriosa e ética desse recurso é proposta de forma a potencializar seus benefícios e minimizar os riscos e perigos.
Neste livro, discutem-se as indicações e contraindicação do uso da massagem em um tratamento psicoterápico ou analítico, as bases teóricas que fundamentam sua utilização, a aplicação da massagem em

diversos contextos específicos (por exemplo, em bebés e grávidas), elementos de história, filosofia e ética pertinentes ao tema, dentre outros aspectos.

Apresenta-se ao leitor também um Manual de Massagens Biodinâmicas, com a descrição das técnicas mais utilizadas por essa abordagem.
Você pode comprar o livro pelo: Amazon
Organizadores: Ricardo “Guará” Amaral Rego, Dinorah Poletto Porto, Dulce C. Amabis, Maria Forlani, Sandra Ferreira Martins — demais autores: Andrea de Arruda Botelho-Borges, Gloria Cintra, Dilu Aldrighi, Eliana Pomme, Helen Guaresi, Rocilda Schenkman e Sandra Milessi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails