quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

A massagem ayurvédica


A cada dia, surgem novos adeptos de terapias e técnicas orientais milenares que auxiliam na prevenção e tratamento de doenças, além de proporcionar mais equilíbrio e bem-estar.

A massagem ayurvédica é uma dessas terapias. Originária da índia, essa técnica é capaz de relaxar, harmonizar corpo, mente e espírito e, consequentemente, trazer diversos benefícios para a saúde.

A massagem ayurvédica é uma das ciências de saúde mais antigas que se tem conhecimento. Ela surgiu na Índia, há cerca de 5 mil anos.
Sua filosofia encara o indivíduo como um todo, um ser integral, composto de corpo, mente e espírito. E é a harmonia entre estes três fatores que garante uma vida saudável.
Segundo a visão da medicina ayurveda, quando os canais de energia (chamados de “prana”) ficam obstruídos – seja por estresse, má alimentação, sedentarismo, ansiedade, entre outros – ficamos doentes.
A massagem ayurvédica tem como objetivo desobstruir estes canais para que o fluxo de energia possa circular livremente pelo corpo, promovendo relaxamento e outros benefícios para a saúde. Para isso, o terapeuta realiza toques, pressões e movimentos com as mãos, pés e cotovelos.
Ela é baseada em três princípios: energia vital, circulação sanguínea e respiração. Por meio de toques profundos e vigorosos, a técnica ajuda a respirar bem. Com o corpo recebendo mais oxigênio, a circulação melhora e a pessoa ganha mais disposição para viver.

Indicações da massagem ayurvédica

A massagem ayurvédica é indicada para qualquer pessoa que deseje seguir um estilo de vida mais saudável, já que ela pode proporcionar um bem-estar nos níveis físico, psicoemocional, social e espiritual.
No entanto, os principais objetivos da massagem ayurvédica são o alívio das tensões, fortalecimento do sistema imunológico, estímulo dos músculos e circulação, maior flexibilidade e combate ao estresse.
Por isso, ela é indicada no tratamento de diversas doenças e condições de saúde como a ansiedade, depressão, síndrome do pânico, dores musculares, enxaqueca, dores na coluna, má postura e outras patologias.

Benefícios da massagem ayurvédica

Entre os muitos benefícios que a técnica traz para a saúde podemos destacar os seguintes:
  • Autoconhecimento;
  • Melhora na qualidade do sono;
  • Realinha a postura;
  • Alivia dores no corpo;
  • Desintoxicação do organismo;
  • Fonte de rejuvenescimento e emagrecimento;
  • Redução do estresse e ansiedade;
  • Reduz a depressão e os bloqueios emocionais;
  • Previne doenças digestivas;
  • Previne doenças respiratórias;
  • Melhora a circulação;
  • Melhora na concentração e memória;
  • Proporciona mais vitalidade e disposição.

Aplicação da massagem ayurvédica

A massagem ayurvédica é feita por meio de toques profundos e vigorosos e utiliza produtos naturais, como o óleo vegetal, que é esquentado em um recipiente e aplicado em temperatura morna sobre o corpo.
Assim, o óleo penetra na pele, conferindo mais beleza, hidratação, elasticidade. Cremes que contêm qualquer tipo de química na fórmula não são permitidos.
A massagem dura cerca de uma hora e meia e não se restringe apenas ao toque com as mãos, mas também com os cotovelos e os pés, que são feitos sempre no sentido ascendente, alternando em toques suaves e mais profundos.
Ela é sempre realizada no chão e utiliza movimentos de tração e alongamento inspirados no Yoga, o que ajuda no realinhamento e postural e flexibilidade da pessoa.
A massagem pode ser dolorida em alguns pontos, já que funciona aliviando tensões e estresse.
Se você quer usufruir de uma massagem ayurvédica e aproveitar todo o seu potencial, a dica é evitar contrair a musculatura, expirando profundamente. Assim, você relaxará o corpo e sentirá uma enorme sensação de prazer.

Muitas pessoas relatam sentir-se mais leves, mais alegres e com um brilho diferente no olhar após uma sessão de massagem ayurvédica, sendo fisicamente visíveis os efeitos dessa terapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails