sábado, 13 de janeiro de 2018

Massagem biodinâmica funciona como psicanálise



"Há uma fronteira entre o soma (corpo) e a psiquê (mente) que ninguém ainda explorou e caberá aos que continuarem minha obra realizar esta exploração" - Freud
Freud referia-se aqui especificamente à energia biológica (bioenergia), que denominou "libido" em sua teoria psicanalítica. Ele acreditava, como cientista médico-neurologista, que deveria haver e deveria ser possível encontrar no corpo, biologicamente, os substratos desta "energia", e que estes seriam de ordem bioquímica. Com o desenvolvimento de sua teoria e do trabalho com a psicanálise, aos poucos, Freud foi abandonando o campo das ciências naturais e adentrando mais no terreno de uma epistemologia própria, mais próxima de uma ciência filosófica, por assim dizer.
o conceito de "libido" cristalizou-se na psicanálise ortodoxa como uma ferramenta teórica que ajudava a explicar os conflitos psíquicos em termos de uma "economia energética humana", embora a própria "economia" aqui fosse entendida também apenas como metáfora.
os discípulos e seguidores de Freud, então, jamais cogitaram, como seu mestre havia desejado, encontrar os substratos bioquímicos ou biológicos da energia psíquica que regula os processos vitais humanos, seja em termos corporais ou psico-emocionais.
Wilhelm Reich foi a exceção. Fui um discípulo direto de Freud que, entre 1920 e 1934 trabalhou e colaborou ativamente para o desenvolvimento da teoria e principalmente da técnica psicanalítica. Reich compreendeu e se empenhou profundamente em levar a teoria da libido às suas últimas consequências, ou seja: encontrar o substrato biológico da energia psíquica-vital.
Devido a isso, o trabalho de Reich foi construindo, paralelamente à psicanálise tradicional, uma espécie de psicanálise científico-natural, cada vez mais próxima do campo da biologia e, posteriormente, da física energética. Apesar disso, Reich jamais perdeu de vista as bases da teoria do psiquismo freudiano original e da psicanálise de forma mais geral. Entretanto, suas próprias descobertas inevitavelmente acabaram precipitando um rompimento de seu trabalho com a teoria psicanalítica ortodoxa.
Reich foi o responsável direto pela introdução do corpo e de toda a dimensão corporal na psicoterapia, sendo precursor de quase todas as abordagens ocidentais atuais nesse campo.
Seu trabalho mais avançado com a energia biológica humana em psicoterapia, ou seja, na dissolução de tensões e conflitos psíquico-emocionais profundos, denominou-se "Vegetoterapia da Análise de Caráter", porque foi justamente aí que sintetizou completamente o seu conhecimento psicanalítico da formação da defesa psíquica (caráter) com o trabalho de dissolução das tensões e couraças corporais musculares bioenergéticas (vegetoterapia).
Através de um discípulo seu (Ola Raknes) muito fiel à sua teoria e ao seu trabalho, uma jovem mulher casada, com dois filhos, interessou-se por este trabalho e, ao longo de décadas de estudos e trabalho clínico, duas formações acadêmicas (psicologia e fisioterapia), Gerda Boyesen criou a sua própria teoria e técnica psicoterapêutica.
A Psicologia Biodinâmica de Gerda Boyesen conseguiu magistralmente unificar toda a história de mais de cinquenta anos de desenvolvimentos da psicoterapia como apresentado acima.
Seu trabalho corporal, denominado "massagem biodinâmica" realmente se vale de todo o conhecimento produzido por seus mestres antecessores, Freud, Reich, Raknes, para finalmente produzir uma técnica incrível que, nas palavras de sua criadora, é "a massagem que funciona como psicanálise".
é a essa linhagem que devo todo o meu conhecimento e que devoto toda a minha energia. Para prosseguir nesse caminho infinito de investigação e exploração do vasto e obscuro universo das profundidades da psiquê humana..
"O amor, o trabalho e o conhecimento são as fontes de nossa vida! Deveriam também governá-la!" - Wilhelm Reich

Texto de 

Gilberto Machel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails