sábado, 25 de abril de 2015

A massagem como instrumento terapêutico, auxiliando para uma melhor qualidade de vida



Massoterapia é um conjunto de técnicas e procedimentos naturais, não invasivos, tradicionais e contemporâneos, com objetivo de manter a saúde, prevenir desequilíbrios e minimizar seus efeitos, buscando a integração do ser humano, em sua totalidade biopsicossocial.

Hoje com a correria do dia-a-dia, o corpo perdeu a consciência corporal, esta percepção adquirida no toque nos trás de volta a responsabilidade pelos nossos atos, no processo saúde/doença, e a repensar nosso modo de vida, as sobrecargas e nossas válvulas de escape, ser responsável não é ser culpado, porque doença não é castigo, é conseqüência de má alimentação, falta de exercícios, e sobrecarga de trabalho, hereditariedade, fatores externos como clima e meio em que se vive.

A massagem propicia relaxamento, redução de tensões, liberação de endorfina, serotonina, qualidade de sono, diminuição do cortisol (liberado em períodos de estresses sendo imunodepressor), aumentando a capacidade de se enfrentar o dia-a-dia e suas exigências, ativando a circulação e ajudando eliminar toxinas, o que reduz o desconforto físico, estimula sistema imunológico, revigorando células, tecidos, músculos, auxiliando em problemas digestórios, cólicas menstruais, ansiedade, insônia, fadiga mental, depressão, tendinites, dores de cabeça, nas costas, e em varias outras disfunções. A massagem tem aspecto importante para a reabilitação, de modo que o corpo reaja a sua dor.
Culturalmente a massagem tem sido vista como um luxo, mas na verdade ela é uma poderosa aliada para diminuir estresse e na recuperação da nossa saúde e do nosso bem estar, a massagem não é ocupação para horas vagas, não emagrece, é tratamento para a saúde, reduz sintomas e investiga as possíveis causas e promove condições para o restabelecimento do organismo, que em ação conjunta e complementar com a medicina oficial, propicia uma prática de cooperação em níveis e estágios diferenciados, se enquadrando na abrangência da integração terapêutica preconizada pela Organização Mundial de Saúde.

A maneira como suprimos os sentimentos e as emoções acabamos contraindo toda nossa musculatura, há um dualismo entre corpo/mente, não sendo possível alteração emocional sem mudança fisiológica e não existe mudança física sem mudar o padrão emocional.
Estas tensões não sendo liberadas tornam-se crônicas, ficando os músculos em permanente tensão, acumulando toxinas e resíduos celulares, que acabarão por resultar em problemas corporais em maior ou menor grau de saturação.

As técnicas de massagens na estimulação sensorial podem ser utilizadas em parestesias, em partos humanizados, com técnicas relaxantes lombrosacrais, tornando as contrações mais toleráveis e diminui a necessidade de anestésicos.

Sobrecarregamo-nos em nossos diversos papeis ocupacionais, o toque é um instrumento poderoso para uma melhor qualidade de vida, dando sentindo as teias de nossa história, promovendo autonomia, independência, potencializando possibilidades e conhecimentos dos nossos limites.


Texto elaborado por :
Paula Cristina Machado
Massoterapeuta
Terapeuta Ocupacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails