Os tratamentos de reprodução assistida causam inchaço nas pacientes. Isso acontece devido às doses de hormônios utilizadas para estimular a produção ovariana. Afinal, um corpo que é feito para produzir apenas um óvulo por mês, de repente passa a fabricar mais de uma dezena deles. A receita para diminuir esse desconforto é simples e prática: ter hábitos saudáveis.
De acordo com Luiz Fernando Leite, ginecologista obstetra e diretor do Hospital e Maternidade Santa Joana, de São Paulo, esse inchaço também faz parte das rotinas das gestantes. Portanto, as dicas também são válidas para as mulheres que já conseguiram engravidar e ainda sentem o desconforto.
Evite sal e abuse das proteínas e frutas
A primeira dica é quanto ao uso do sal na alimentação. Se usado de maneira exagerada, ele contribui para a retenção de líquidos, causando um desconforto ainda maior e, em alguns casos, chegando a desencadear problemas renais.
As proteínas são essenciais para o bom funcionamento do organismo. No combate ao inchaço, ela pode ser uma forte aliada. Comer muitas frutas e ingerir pelo menos dois litros de água por dia também é essencial.
"O controle dietético, sabendo o que se deve comer e seguir essa dieta ajuda a eliminar esse desconforto. Como em qualquer outro momento da vida, a alimentação é a base", explica o ginecologista.
Exercícios físicos e tratamentos
Durante o tratamento de reprodução assistida, a mulher deve levar uma rotina normal, se alimentando bem e sem deixar a prática de exercícios de lado. Realizar alguma atividade física também é benéfico para diminuir a retenção de líquido causada pelos hormônios.
Para as gestantes, a prática de exercícios físicos tem de ser liberada pelo médico. Sem esse aval, o ideal é esperar o fim dos nove meses para voltar às atividades esportivas.
Segundo Luiz, a drenagem linfática - técnica de massagem que estimula o sistema linfático a trabalhar mais rapidamente - diminui o inchaço e não tem contra-indicação. "A mulher que está em tratamento pode fazer e vai se sentir bem melhor. As gestantes também estão liberadas para fazer a drenagem. Lembrando que o tratamento deve ser feito por profissionais capacitados", indica o médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário