O Toque é o principio básico para qualquer técnica e teoria manual, entretanto estudar e compreender sua importância levou alguns anos pela ciência. A Tecnologia científica nos possibilitou descrever algumas respostas fisiológicas ao toque, tais como as mudanças na concentração de hormônios, alterações do sistema nervoso central e periférico e na regulação dos ritmos do corpo. Atualmente pesquisadores buscam compreender fenômenos como biocampo, propagação e memória tissular, biofoton dentre outras.
Licenciados em massoterapia auxiliam nesta busca sobre aprimoramento do toque e sua contribuição no campo de saúde em nível mundial. No Brasil as pesquisas avançam, entretanto, sabe-se que o campo de pesquisa sobre massoterapia ainda caminha em passos lentos apesar de existirem formação profissional em nível técnico e diversas pós-graduações.
A massoterapia somente ganhou notoriedade devido às pesquisas sobre os efeitos do toque inicialmente em 1920, depois em 1950 e 1960. Atualmente existem diversos questionamentos sobre toque e benefícios no corpo humano. Todo profissional deve valorizar e compreender o trabalho científico seja ele em qualquer nível.
No campo científico a pesquisa deve ser orientada e levada a sério, vamos valorizar trabalhos científicos como: Monografias, TCC, Pesquisa de campo, resumos, teses e dissertações. Se você é estudante ou pertence a alguma instituição de ensino em nível médio e/ou pós-graduação, nós da ABRAMC estamos aceitando trabalhos científicos para unificar e auxiliar no crescimento da profissão.
Toda ciência precisa de crescimento em pesquisa...
Massoterapia Clínica –“Um novo conceito em saúde”. ABRAMC
Nenhum comentário:
Postar um comentário