sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Massagem para terceira idade



Enquanto alguns idosos têm um estilo de vida perfeitamente normal, saudável e ativo e podem usufruir da massagem como qualquer outro indivíduo, outros têm necessidades especiais. 

Além do desgaste normal da idade, a maioria das pessoas mais velhas não faz exercício físico. Essa falta de atividade diminui a circulação sanguínea e linfática, fazendo uma redução do oxigênio no organismo. O fato aumenta a morte celular. 

A massagem para terceira idade exige uma abordagem diferenciada, devido ao envelhecimento estar associado a diversos problemas de saúde, que variam de desconfortos leves a processos patológicos significativos. 

A avaliação física deve ser realizada e a qualidade da pele muito bem observada. A pressão e deslizamento vão variar para cada paciente, na maioria das vezes suave. A massagem será sempre combinada à movimentação passiva das articulações, no qual o profissional faz o movimento, na cabeça, braços, mãos, dedos, pernas e pés, respeitando o limite das articulações. A massagem promove alongamento e liberação das fáscias e aumento da lubrificação das articulações. 

BENEFÍCIOS DA MASSAGEM PARA IDOSOS: 
✅Aumento da circulação sanguínea e linfática 
✅Melhora da consciência corporal 
✅Alívio da dor 
✅Redução do estresse e da ansiedade 
✅Aumento da amplitude de movimento 
✅Atenção individualizada e sensação de segurança 
✅Melhora a disposição 
✅Melhora dos padrões do sono; 
✅Possível redução dos sintomas da doença de Alzheimer. 

O aumento da circulação sanguínea e linfática melhora a distribuição de oxigênio e outros nutrientes nas células e também a remoção de detritos celulares e resíduos do metabolismo, como ácido lático. Assim, processos de cura tornam-se mais eficientes, já que o estímulo à circulação pode evitar vários problemas circulatórios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails