terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Massagem



O corpo está constantemente a enviar-nos sinais, aos quais nós, por causa da vida stressada que temos, não damos a atenção devida. Começa com um pequeno sintoma (muitas vezes uma simples contractura) e continua com algo mais interno e profundo que se pode tornar num problema mais sério, pela dor original. Uma opção fácil e natural para solucionar estes incómodos é a massagem. Esta é, provavelmente, a ferramenta terapêutica mais antiga utilizada pelo homem para comunicar e proporcionar, ate através da automassagem, um recurso natural contra a dor.

Ela consiste na manipulação, através do toque, de tecidos musculares e tecidos que os recobrem.

O principal benefício reconhecido da massagem é o relaxamento do corpo e a descontracção da mente, de acordo com a técnica utilizada e com a pressão/ intensidade e velocidade dos movimentos.

Não se trata, contudo, de um sistema completo de tratamento, mas sim de uma terapia complementar que ajuda a melhorar o estado geral de saúde do paciente, actuando como complemento às formas de tratamento convencionais.

Quais os seus Benefícios?
Os efeitos positivos da massagem são fisiológicos e psicológicos e o seu efeito é praticamente imediato:
- Reduz a fadiga muscular e diminui o cansaço.
- Bem-estar imediato.
- Melhora a elasticidade da pele, a circulação sanguínea, o sistema imunológico e a tonificação muscular.
- Favorece a drenagem linfática.
- Estimula o sistema nervoso de forma eficaz.
- Potencia a respiração.
- Ajuda a combater a pressão arterial elevada.
- Estimula e equilibra o sistema digestivo.
Assim:
- Aumenta a energia e estimula o intelecto.
- Estimula os sentimentos positivos e mantém os negativos sob controlo.
- Relaxa o corpo e a mente.
- Relaxa a beneficia o sono.
- Melhora a imagem que uma pessoa tem de si mesma e, consequentemente, a auto-estima.

Existem várias técnicas e tipos de massagem, entre elas:


- Terapêutica
É uma massagem localizada, actuando ao nível profundo do tecido muscular, com o objectivo de descomprimir a musculatura. Melhora a condição de pessoas que possam ter tendência para acumular mais tensão em determinada zona do corpo (ex: tensão na cervical; contracturas; entre outros).


- Desportiva

Ajuda a retirar as toxinas do organismo, como o ácido láctico, e aumenta a elasticidade dos músculos. É indicada para pessoas praticantes de qualquer actividade física. Esta massagem pode variar muito dependendo do desporto praticado e a intensidade do treino. Normalmente é uma massagem dinâmica que pode usar diversos alongamentos.


- Drenante

Reduz o edema dos tecidos. As manobras ajudam na eliminação do edema, que é composto de líquido que sai dos vasos linfáticos (linfa) e ficam acumulados nos tecidos. Favorece a diurese (produção de urina) e assim a eliminação de toxinas.


- Relaxamento

Liberta a tensão muscular e o stress, proporcionando um bem-estar físico e emocional. É uma massagem que utiliza manobras lentas e pressão moderada, restabelecendo desta forma o equilíbrio do corpo e da mente. Existem várias técnicas para além da massagem clássica de relaxamento como por exemplo:


  • Aromaterapia - É uma massagem que utiliza a fragrância dos óleos essenciais para restaurar o equilíbrio interno do organismo, mas não só. Dependendo do óleo essencial escolhido, é possível tratar uma variedade de sintomas físicos, psíquicos e emocionais. O olfacto está directamente ligado a uma zona do cérebro que é o sistema límbico – o centro que controla as emoções e influencia o sistema nervoso e as hormonas. Através da inspiração de óleos essenciais, regista-se uma estimulação das células olfactivas que, por sua vez, despertam o sistema límbico, enviando-lhe mensagens que podem influenciar o ritmo cardíaco, a tensão arterial, a circulação sanguínea, o sistema imunitário, a respiração, a digestão, a memória e os níveis de stress, entre outros.

  • Massagem de pedras quentes - A Terapia das Pedras Quentes é, clinicamente, a aplicação de termoterapia, em que a condução do calor é transmitida ao corpo através de pedras de rocha vulcânica. A energia térmica que provém das pedras penetra profundamente nos músculos, promovendo um relaxamento intenso e profundo. Melhora a circulação e acalma o sistema nervoso central. As pedras podem ser colocadas sobre os pontos energéticos do corpo, fazendo com que a energia destes pontos seja melhor distribuída, equilibrando assim a energia do corpo e da mente para além da desobstrução e normalização do fluxo energético. Também é indicado para pessoas com tensão muscular que preferem uma massagem mais suave.

  • Massagem com Pindas - é uma técnica oriental de massagem, essencialmente, de relaxamento, e que tem a sua génese directamente ligada ao shiatsu, à acupunctura e à massagem ayurvédica. São pequenos sacos de linho que contêm, no seu interior, ervas aromáticas medicinais, sal marinho e especiarias, as quais têm tanto de relaxante como de estimulante. Estas, previamente aquecidas, vão induzir o relaxamento através do calor e da aromaterapia, sendo utilizadas na aplicação de uma massagem envolvente e relaxante.

  • Massagem com bambus - A bambuterapia é considerada uma terapia natural alternativa e condensa várias técnicas de massagem. Numa mesma sessão são aplicadas técnicas de massagem que visam vários objectivos, nomeadamente a drenagem linfática e o relaxamento. O bambu adquire aqui um papel fundamental e não podia ser substituído por outro objecto semelhante na sua forma, uma vez que possui algo que um objecto inorgânico não poderia reproduzir: a energia da natureza. Este é talvez o segredo do sucesso da bambuterapia. Para além de ser um material adaptável aos contornos do corpo, também transmite a energia da natureza que se acredita ser parte revitalizante do tratamento.

  • Massagem a 4 mãos - Massagem realizada por dois terapeutas em simultâneo. Uma experiência de profundo relaxamento físico proporcionado pelas 4 mãos que massajam ao mesmo ritmo todos os músculos do corpo, esta massagem proporciona um relaxamento mental ímpar. Uma vez que os dois hemisférios do corpo são massajados em simultâneo por dois terapeutas é possível relaxar mais profundamente. São realizadas técnicas de relaxamento em todo o corpo com uma pressão mais forte ou mais suave conforme a preferência.

  • Massagem de velas - É composta por 100% de cera vegetal e não tem parafina. Graças ao seu baixo ponto de fusão, sensivelmente 39 a 40º, muito próximas da temperatura do corpo, não queima a pele, pelo que durante a massagem a sensação de calor da cera da vela promove o bem-estar geral do corpo, ao mesmo tempo que hidrata a pele, devidas às propriedades do óleo vegetal. Quando derretida, a cera da vela liberta o aroma dos óleos essenciais presentes na sua composição, assim como os nutrientes que tratam a pele e promovem a sensação de bem-estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget
Related Posts with Thumbnails