quinta-feira, 3 de junho de 2010

Prescrição da massagem Terapêutica

O valor de todo tratamento depende dos efeitos que serão produzidos a partir de sua prescrição, de suas indicações, da compreensão dos princípios do tratamento e o método de aplicação.

A massagem, como qualquer forma de tratamento, não traz benefício em todas as doenças ou lesões sob todas as circunstâncias.

As indicações para o uso da massagem dependem de terapeutas que conheçam a anatomia e fisiologia do corpo humano e os processos de doença e lesão.

A partir do diagnóstico médico correto poderemos determinar se a massagem será benéfica para o paciente. Para chegarmos a esta decisão, precisamos ter conhecimentos dos efeitos da massagem, compreender seus princípios e métodos de aplicação.

O valor terapêutico da massagem deixa, muitas vezes, de ser reconhecido porque pessoas inadequadas (e até leigos), que a praticam, não são capazes de realizar um tratamento correto, pois não utilizam a técnica baseada no conhecimento científico.

A massagem tem papel importante no tratamento quando aplicada corretamente, pois quem a utiliza inteligente e cientificamente sabe de suas limitações e dos perigos que podem causar se usada inapropriadamente, bem como, dos benefícios se devidamente aplicada.


A massagem pode ser benéfica ou maléfica, indicada ou contra indicada no tratamento de qualquer alteração. A falha em reconhecer que isto é um fato leva a má utilização da massagem em muitas circunstâncias, resultando na perda da apreciação do seu valor e em negligência da sua utilização em alterações em que poderia ser muito útil, ou seja, que produzisse um resultado positivo.

A massagem, por sua vez, é um dentre tantos procedimentos que pode ser utilizado em muitos tipos de alterações, tanto clínicas como cirúrgicas.

A partir da prescrição, o terapeuta, deve avaliar atenciosamente seus efeitos para que o propósito terapêutico seja positivo e alcançado.

O terapeuta deve, ainda, ter necessariamente conhecimento adequado dos tecidos tratados, da patologia existente, dos efeitos da massagem e das técnicas de massagem para que o tratamento seja racionalmente aplicado. Sendo assim, o terapeuta não terá a menor dificuldade em prescrever a massagem e obter o devido sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails