sexta-feira, 4 de junho de 2010

Massagem geral


É aquela que é aplicada em todo o corpo.

Esta massagem não substitui o exercício com o objetivo de recuperar a função. Como a massagem melhora a circulação sangüínea e linfática, que também é conseguido com exercícios, então neste aspecto ela se assemelha ao exercício.

Em determinadas ocasiões em que o exercício ativo normal é proibido ou em patologias aí presentes que o contra indiquem, a massagem pode tornar-se útil para a nutrição muscular e preparo deste músculo para exercer sua função quando estes fatores não mais impedirem sua ação.

Em pacientes que necessitam ficar por tempo prolongado na cama, a massagem traz conforto, relaxamento e auxilia a circulação geral.

A massagem deve promover no paciente uma sensação de bem estar e desejo de repousar após a aplicação desta. Uma vez conseguido isto, estamos diante de uma massagem eficaz, ou seja, produziu seu efeito corretamente.

Caso aplicarmos a massagem de modo excessivo, ou empregarmos uma técnica muito vigorosa , o paciente com certeza não ficará relaxado e poderá apresentar fadiga.

O tempo médio para aplicação da massagem geral é de 45 minutos, e o número de repetições para cada manobra deverá estar dentro deste limite.

As mudanças de um movimento para o outro devem ser agradáveis e sem interrupções, bem como devemos manter um mesmo ritmo durante toda a sessão.

Podemos fazer adaptações do tipo sueco de movimentos para obtermos sucesso neste procedimento, ou seja os movimentos serão realizados sobre todo o segmento de cada extremidade, sem atenção especial para músculos ou grupos musculares.

Quando nos concentramos num determinado músculo ou grupo muscular, usamos uma técnica mais indicada para tratamento de lesão local ou áreas especificamente debilitadas ou acometidas por alguma patologia.

Na massagem geral devemos mobilizar o paciente o menos possível e os movimentos devem ser eficientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails