sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Breve História da Massagem

history_massage.png

A massagem é conhecida desde a antiguidade pelas suas virtudes e pelos seus benefícios únicos e tem sido usada desde o começo da humanidade quer no Ocidente quer no Oriente pela grande maioria dos povos.

Na Odisseia de Homero, poeta grego que viveu em Quios entre 928 a.C. e 898 a.C., pode ler-se relatado minuciosamente o modo como os guerreiros eram massageados depois das batalhas.

Séculos mais tarde, Hipócrates, o fundador da medicina científica, faz igualmente referência à massagem.

Desde o nascimento de Cristo até por volta de 800, os atletas gregos e romanos que participavam em competições desportivas, eram massageados com óleos antes e depois dos jogos.

Já durante a Idade Média, a massagem, como tantos outros ramos da ciência e das artes, passou por um período de mais de 500 anos de quase total esquecimento.

Só mais tarde a massagem viria a assumir o seu lugar de relevo, aquando da sua redescoberta no século XIX, pelo sueco Per Henrik Ling, acabando por ser amplamente divulgada por médicos e cientistas, entre 1870 e 1930. Durante este período a massagem era prescrita em praticamente todos os campos da medicina e também executada por alguns médicos.

No Oriente a massagem sempre foi valorizada e reconhecida pelos seus efeitos benéficos na saúde. No Ocidente foi adquirindo uma aceitação gradual e continua a crescer, sendo procurada por milhares de pessoas.


  
Em que consiste a massagem

A massagem é um conjunto de manipulações que atuam mecanicamente sobre o corpo, as quais consistem em friccionar ou comprimir a parte muscular ou outras partes do corpo, para obter resultados terapêuticos.



Objetivos da massagem

- Prevenir o aparecimento de determinadas doenças
- Defender a saúde em geral
- Recuperação de problemas físicos
- Proporcionar um profundo relaxamento

  
Benefícios da massagem

- Possui um fim curativo nos casos de atonia muscular, sendo acompanhada de exercícios físicos e de tratamentos à base de calor, como por exemplo, a utilização de infravermelhos.

- Ativa a circulação sanguínea e os tecidos são drenados das substâncias que vão ficando acumuladas neles, permitindo assim aliviar as dores, cansaço e rigidez muscular.



Quando recorrer à massagem

- Problemas ósseos
- Problemas musculares
- Problemas de má circulação
- Problemas de fígado e vesícula, estômago e intestinos
- Problemas do foro psicológico
. Problemas respiratórios
- Problemas de pele
- Problemas do foro genital, rins e bexiga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails