sábado, 17 de março de 2018

AMPUKU - MASSAGEM NOS ÓRGÃOS INTERNOS




Existem muitas técnicas de massagem que auxiliam em tratamentos já convencionais e também as que executam os benefícios sozinhos. Partes dessas técnicas são milenares. A massagem vem auxiliando a melhora física, de uma maneira muito genuína, há muito tempo.

Uma das técnicas mais antigas de massagem, e também a mais invasiva é o Ampuku. Uma massagem abdominal, de origem japonesa, que tem a estimulação do Hara (barriga) que promove uma sensação de bem estar em muitos aspectos.

O Hara, segundo Shizuto Masunaga, criador do estilo Zen Shiatsu, reflete uma condição da saúde da pessoa. Além disso, o Hara é considerado o centro de energia vital, denominado KI (também se pode chamar de Chi). Todo fluxo de energia vital que, segundo a medicina oriental circula pelo corpo, inicia no Hara e depois é distribuída pelos meridianos. No Hara, encontramos vários órgãos internos, como o aparelho digestivo, os órgãos reprodutivos e sexuais. Em nível emocional, esses órgãos internos recebem grande parte da energia tóxica, gerada pelos bloqueios internos, que podem incidir sobre as raízes das doenças. Por isso tantas vezes é afirmado que a cura vem de dentro para fora.

Qualquer desequilíbrio emocional persistente, atinge a saúde física. É uma máquina com muitas engrenagens. Uma , quando estagnada, interfere no funcionamento de todas as outras peças. Se você não estiver atento e deixar uma fresta na porta, o problema entra com toda vontade.

A avaliação da massagem abdominal Ampuku, tem base no diagnóstico tátil e visual. Quando encontrarmos rigidez, inchaço, rubor, calor excessivo, nas áreas ligadas aos órgãos internos, denota-se um excesso de energia. 

O acúmulo de energia sempre é indicado quando há tensão local. Uma contratura muscular, por exemplo, pode ter origem de acúmulo energético. Ainda, podemos encontrar, no caso citado acima, pulsação da artéria abdominal acelerada. Essa condição pode gerar sintomas como pressão alta, gastrite e ansiedade.

Já a deficiência da energia vital pode ser classificada, quando identificarmos manifestações opostas a de excesso.
Exemplo: flacidez, frio, palidez, batimento lento da artéria abdominal. Quando deficiente, a energia se manifestará, deixando os pés e as mãos geladas, digestão lenta e etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails