terça-feira, 16 de março de 2010

Oligoterapia :A terapia dos metais


Proposta de atendimento e/ou tratamento terapêutico que visa à promoção do bem-estar do indivíduo em sua totalidade, ou seja, no âmbito físico, social, mental, espiritual e ambiental. Assim podemos definir as terapias holísticas, tão em moda nos dias de hoje. De acordo com os princípios da terapia, o ser humano não pode ser visto por partes, mas sim de forma contextualizada. A oligoterapia é uma dentre as várias terapias holísticas.

Trata as doenças através da administração de pequenas quantidades de minerais para suprir as necessidades orgânicas do indivíduo. Age por intermédio dos oligoelementos, que são metais ou metalóides, responsáveis pela catalisação das reações químicas que se processam, constantemente, em todos os seres vivos. Os estudos dos oligoelementos foram feitos na França nos anos 30 pelo médico Jacques Menetrier, um pesquisador da homeopatia.

Começou a fazer altas diluições com metais, o que permitia que a terapia fosse feita sem apresentar nenhum efeito secundário. Segundo a terapeuta Haydée Lacaze, a oligoterapia é considerada uma terapia suave, pois trata o doente e não a doença, por intermédio do equilíbrio de sua energia vital. Um organismo equilibrado consegue reagir, por si mesmo, às agressões do meio ambiente, sejam elas de qualquer origem.

Lacaze afirma, ainda, que os oligoelementos catalisam a formação de enzimas, hormônios e vitaminas, substâncias indispensáveis para o bom funcionamento de nossos sistemas digestivo, endócrino, circulatório, respiratório, nervoso e imunológico. Cada metal tem funções específicas e agem para produzir ou estimular a produção de determinadas substâncias.

“Só para citar um exemplo, o cobre age, especificamente, sobre uma enzima chamada tirosinase, que estimula a produção da melanina, substância responsável pela pigmentação da pele e dos cabelos”, afirma. A terapeuta diz que o método funciona mais como terapia preventiva ou, como é mais conhecida na Europa, como terapia das funções, pois “trata o doente e este reage à doença, desde que não haja nenhuma lesão já instalada.

Doenças graves, como as degenerativas precisam da ajuda da medicina tradicional”, alerta Lacaze. É muito utilizada para equilibrar organismos com problemas emocionais que acabam sendo somatizados, afetando a saúde da pessoa. Os resultados podem ser notados em poucos dias de tratamento, sem qualquer efeito colateral, uma vez que são utilizados elementos conhecidos e que apenas serão repostos no organismo.

Os oligoelementos são produtos importados da Europa, uma vez que, no Brasil, ainda não há uma tecnologia desenvolvida para sua produção.”A oligoterapia visa, em primeiro lugar, o equilíbrio energético e nunca a doença que é tratada pela medicina tradicional. Um organismo perde sua energia, quando seus metais estão em desequilíbrio. E energia é vida”, afirma Lacaze.


Principais modalidades de terapia holística

Acupuntura – consiste na inserção de agulhas em determinadas partes do corpo, onde acredita-se fluir a energia vital.

Aromaterapia – terapia que utiliza óleos essenciais, visando o equilíbrio do ser humano.

Arteterapia – sistema terapêutico que utiliza atividades e criações artísticas como canalização da energia do indivíduo.

Bionergética – modalidade que busca entender a personalidade humana partindo do binômio corpo-mente, considerando os processos energéticos, a respiração e o metabolismo.

Cromoterapia – consiste na aplicação das diferentes cores, visando causar efeitos emocionais e orgânicos.

Fitoterapia – sistema baseado na utilização de plantas e ervas medicinais.

Florais de Bach – utiliza a essência vital de flores para curar a mente e restabelecer o equilíbrio do organismo.

Hidroterapia – terapia que utiliza a água, com finalidade preventiva e curativa.

Iridologia – técnica de diagnose que consiste na observação da íris.

Massagem – manipulação metódica e terapêutica de partes musculares e das articulações.

Musicoterapia – aplicação da música e dos sons com a finalidade de relaxar e minimizar a tensão corporal.

Ortomolecular – restabelece o equilíbrio por meio de correções moleculares, pela utilização de antioxidantes.

Osteopatia – consiste no alinhamento ou no realinhamento dos ossos e músculos, visando o alívio da tensão corporal.

Trofoterapia – chamada de terapia nutricional ou alimentoterapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails