terça-feira, 31 de março de 2009

Equilibrar é preciso

A massagem é uma das mais antigas e simples formas de terapia. Utilizando-se de técnicas de origem orientais e ocidentais, o toque estimula a circulação sanguínea e linfática, estimula o sistema imunológico, harmoniza os órgãos vitais e o sistema nervoso, promove alivio de tensões musculares e produz sensações agradáveis no corpo. A ênfase é a saúde e não a doença, por isso você pode se beneficiar de uma sessão de massagem mesmo não tendo nenhuma enfermidade. Você sairá da sessão se sentindo com mais saúde. A massagem é uma das mais antigas e simples formas de terapia
Com tudo isso, concluí que a massagem pode propiciar por um lado uma experiência de forte relaxamento e também de importante experiência de autoconhecimento. Pode propiciar a quem a recebe, um engajamento com seu próprio corpo de forma a aprender o relaxamento, a se apropriar da sua própria forma, tal como ela é. Como finalidade, a massagem é relaxamento, conforto, bem-estar, prazer. E será tão mais profunda quanto maior for a abertura para a interação com o processo terapêutico implicado nesse trabalho.
Também é importante valorizar algumas idéias. Uma boa interação com o cliente deve ser construída durante o processo de massagem. A mão do terapeuta deve entender os limites da outra pessoa. Limites emocionais e corporais são estabelecidos no sentido de o cliente poder sentir suas fronteiras (pele), sua estrutura (músculos e ossos). Nessa interação, onde os limites são respeitados, o cliente pode crescer sem medo na direção das sensações puramente somáticas, dialogando com sua própria percepção de si e suas emoções, vividas no seu próprio tempo.



É preciso estruturar, no trabalho terapêutico, uma atitude de empatia, um "ir junto", cliente e terapeuta. Um respirar junto, um dar pausas, para que o cliente possa se sentir. O reconhecimento do próprio corpo e as emoções que emergem durante um processo de massagem terapêutica, deve ser aceito sem julgamento. O reconhecimento tem um sabor, e quanto mais nos apropriamos do reconhecimento de nós mesmos, mais a aceitação se aprofunda em nós.
Quando esse aprofundamento acontece, as respostas do corpo são intensas. Respostas emocionais se dão, espontaneamente. Todo o continuar do processo de massagem será gerar novos conhecimentos de si através do corpo sentido e da interação com o terapeuta. Novos estados de si vão sendo experimentados e incorporados. É um processo educativo e auto-regulador, onde se “aprendem” novas formas de ser, o corpo começa a trabalhar a favor, começa a criar diálogos internos e pode-se chegar a dizer profundamente: “eu compreendo o meu corpo”.


Cláudia Leal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails