terça-feira, 31 de março de 2009

Como conquistar clientes


"Na massoterapia, assim como em todas as áreas de serviços prestados, a melhor divulgação que vamos encontrar para o nosso trabalho é a indicação que fazem as pessoas que se beneficiaram dos nossos serviços. Isso fomenta a curiosidade e a vontade de algumas pessoas, que acabam se sentindo mais seguras para experimentar algo que atraiu e serviu a outros. No entanto, não devemos contar somente com isso. Imaginem uma pessoa que está iniciando, que ainda não teve nenhum cliente: se ela não fizer nada, como não teve clientes antes e, assim, ninguém para dar referências do seu trabalho, dificilmente conseguirá clientes para atender e, dessa forma, expandir sua atividade. É preciso fazer alguma coisa.


Atrair clientes é um processo com diversos passos, mas o primeiro e mais importante deles é o desenvolvimento da habilidade de fazer contatos e criar relações amigáveis. Essa atividade cresce tipicamente de boca-a-boca, de amigo para amigo, com honestidade. Fazer contatos é blá blá blá com os outros: tempo, futebol, filmes, programas de TV, família, animais, notícias, vizinhos, construções, carros, mercado de valores, etc., até que você solte algo como: “Eu sou massoterapeuta e trabalho ajudando as pessoas a relaxar e a encontrar equilíbrio em suas vidas.” (Parabéns! Você acabou de fazer um contato.)Fazer contato significa atrair a atenção de alguém o suficiente para apoiar uma troca significativa de comunicação (conexão). Além do boca-a-coca, isso é feito usualmente por publicidade, correio, e-mail, telefone ou qualquer outra forma de transmissão de dados. Esse é o momento em que o profissional se apresenta, estabelece um canal de comunicação e obtém o nome e outros dados de outra pessoa.



Fazer contato é uma saída de esforço. Normalmente, quanto mais coragem e iniciativa empregadas, mais prósperos são os contatos. Por exemplo: requer mais coragem e iniciativa caminhar e se apresentar a alguém ou falar na frente de um grupo do que colocar um cartaz ou remeter uma propaganda por correio ou e-mail. Entre uma coisa e outra estão as ligações telefônicas. A vergonha e a possibilidade de humilhação no ato de fazer contatos encorajam a separação e a solidão, mas no nosso negócio isso conduz ao fracasso. Coragem e iniciativa não são qualidades inatas. Estas são habilidades desenvolvidas pela prática.Quando as pessoas começam a procurar o profissional em decorrência dos contatos estabelecidos, então o primeiro objetivo foi alcançado: a conexão. Este é o momento de plantar sementes de interesse e criar excitamento sobre a atividade do profissional, comunicando honestamente suas experiências no uso e/ou ensinamento de suas técnicas. Seu entusiasmo cria uma onda de interesse. Também é um momento para qualificar os contatos, distinguindo aqueles que têm interesse real em se beneficiar dos serviços oferecidos dos curiosos e dos que estão especulando. Apesar de ser possível se obter clientes já nesta fase, seu objetivo principal é gerar um grupo de pessoas bem informado sobre a atividade do terapeuta, os benefícios que proporciona e as razões que tornam o profissional digno de ser procurado, de maneira a criar um grupo (e um cadastro) de clientes em potencial.


A partir daí, cabe ao profissional empregar sua vontade, empenho, conhecimento e imaginação para continuar a fazer contatos e gerar conexões, para qualificar e excitar os clientes em potencial e para manter um canal de comunicação com estes últimos. É bom lembrar que, assegurando que a pessoa que você contata não esteja sobrecarregada ou envolvida em algo, o seu esforço para fazer contato e conexão é secretamente bem-vindo e até mesmo considerado lisonjeiro. Repetidos contatos dão uma sensação de importância à pessoa.Há outros aspectos envolvidos no que foi abordado acima (inclusive alguns critérios para uma publicidade inteligente), mas penso que o que foi abordado já serve como uma luz e uma contribuição para todos aqueles que estejam realmente interessados em como melhorar a sua atividade profissional. Clientes não caem do céu. Eles precisam ser conquistados com honestidade, seja através da indicação de outros clientes (que antes tiveram que ser conquistados), seja através de uma iniciativa corajosa e enriquecedora de estabelecer contatos e conexões. Todos nós crescemos através das nossas atividades e daquilo que fazemos para torná-las melhores e mais confiáveis."
Sidney Marinho

6 comentários:

  1. Excelente texto sobre a conquista de clientes. Muito grato por compartilhar esse texto. Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. ESTAVA MESMO PRECISANDO DE PALAVRAS COMO ESSAS!ESTAVA DESANIMADA COM MINHA PROFISSÃO DE MASSOTERAPEUTA, APESAR DE GOSTAR MUITO,TENHO QUE PERDER A VERGONHA E ENFRENTAR AS PESSOAS, OU SEJA,DIVULGAR!OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  3. Não desista, se vc gosta do que faz, tudo vai dar certo,
    Sucesso

    ResponderExcluir
  4. Precisava ouvir voce...Obrigada... Estou meio que perdida, não vejo uma luz no meu caminho profissional...

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto.Estava mesmo precisando de todas essas palavras, pois vou abrir minha casa de massagem e ele fundamental... obg! Romária

    ResponderExcluir
  6. Estou iniciando como terapeuta holistico.Massoterapia,Reflexologia podal, e Reiki. E muito difícil começar sem nenhuma experiência em algo quê para um iniciante,tudo é complicado. Ainda não tô ganhando o suficiente para manter minhas nessecidades; mas é um começo. Abraços.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails