segunda-feira, 3 de maio de 2010

Terapia com Pedras Quentes


Cada vez mais as pessoas buscam diferentes formas para reduzir as tensões, o estresse e conquistar um momento de quietude para o corpo e a mente. Hoje em dia encontramos diversas opções disponíveis, para todos os gostos, mas, há uma, em especial, que vem se tornando mais difundida no Brasil de alguns anos para cá e que é um verdadeiro bálsamo: a Terapia com Pedras Quentes.

As pedras utilizadas são basálticas, como os seixos de rio, ou as vulcânicas, podendo ser acompanhadas ainda de pedras semi-preciosas e até mesmo cristais, por serem, em sua maioria, extremamente macias e porosas, possibilitando a retenção de calor em seu interior por algum tempo. Os formatos e tamanhos escolhidos variam de acordo com o local da aplicação, para que o encaixe no corpo seja o melhor e o mais confortável possível. Técnicas de massagem e óleos vegetais e aromáticos completam os ingredientes desta experiência única e relaxante.

Vale ressaltar também que as pedras carregam em si uma herança energética de milhares de anos, já que são os seres mais antigos do nosso planeta. Então, além dos benefícios físicos, ao receber a terapia, somos também convidados a um profundo resgate de nossa conexão com a terra, nossa natureza original, e com as energias que dela emanam.

Há registros muito antigos de sua utilização por civilizações antigas da China, Índia e Egito. Há cerca de dois mil anos já eram utilizadas por monges tibetanos nos períodos de jejum (quando colocadas sobre o abdômen proporcionam sensação de saciedade e energizam o organismo) e povos indígenas até hoje recorrem à pedras aquecidas em cerimônias de cura e limpeza física e espiritual.

O procedimento é simples e indolor, sempre respeitando a sensibilidade ao calor da pessoa que está recebendo o tratamento. Algumas pedras são aquecidas e dispostas em pontos fixos do corpo, como mãos, pés, pescoço, ao longo da coluna, na região lombar e sobre os pontos energéticos correspondentes aos os sete chakras principais. Ao mesmo tempo, o terapeuta separa outras pedras para aplicar as manobras de massagem, utilizando óleos vegetais para diminuir o atrito com a pele e ampliar a sensação de prazer e bem estar que o calor proporciona. Os óleos essenciais utilizados despertam ainda mais os sentidos e também auxiliam no tratamento, de acordo com suas propriedades terapêuticas.

À medida em que vão deslizando sobre o corpo, as pedras vão liberando o calor, que penetra profundamente na musculatura, agindo também sobre os órgãos internos, o sistema linfático e a circulação sanguínea, aliviando cólicas e dores crônicas, harmonizando a energia vital e regulando o organismo, proporcionando um relaxamento total, quase meditativo, e uma plena conexão entre os nossos níveis físico, mental, emocional e espiritual.

O resultado ao final da aplicação, que dura entre 60 e 90 minutos, é uma grande serenidade emocional, proporcionando leveza e paz mental, de forma a permitir que o corpo se liberte de todos os seus bloqueios, do estresse e das travas musculares que normalmente impedem nossa livre expressão na vida diária.


por:Flavia Penedo (massoterapeuta)

Um comentário:

  1. Tá aí uma terapia que ainda é um desejo... sempre leio e me parece muuuito relaxante, imagino que para minhas dores na coluna deve ser ótimo!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails