sábado, 7 de janeiro de 2023

Um complemento para a nossa saúde mental

 


A massagem é essencial para o bem estar do nosso corpo,  e isso muitas vezes reflete-se na nossa postura, mas a massagem só não chega. Às vezes a massagem não faz o efeito desejado pelo paciente, ou os resultados não se mantêm. Sabemos que não são só os tecidos moles que influenciam a nossa postura. Existem outros fatores, que influenciam não só a nossa postura física, como a nossa postura perante a vida. 

Por aqui acreditamos que o problema nem sempre é físico, muitas vezes o problema é emocional, que por sua vez, mais tarde se manifesta no nosso corpo físico. Ouço muito esta frase :  “Já fiz de tudo, massagem, fisioterapia, injeções, mas isto é um problema muito antigo, já tenho esta dor á muitos anos.” Acostumamos-nos à dor física, porque outrora nos acostumamos à dor emocional, por falta de compreensão da nossa natureza. A dor não é boa nem má, a dor é um sinal de que algo não está bem e precisa ser mudado. 

Deixo-vos um exemplo: A zona que mais me dói é a zona da cervical, os meus ombros estão sempre encolhidos e curvados. Analiso, faço exercícios de respiração, concentro-me na minha dor e começo a questionar. Esta dor foi por trauma físico?  Fiz um esforço ao levantar um peso de forma incorreta?  Quando apareceu esta dor?  Em que situação emocional me encontrava quando aconteceu e em que situação emocional estou agora em que a dor permanece, embora eu já tenha feito de tudo? Questionem tudo meus amigos, questionem a vossa dor, as vossas crenças, a maneira como respiram e até como anda a vossa saúde mental por estes dias. A massagem é a ponte de atividade entre o nosso corpo físico e emocional. Um complemento para a nossa saúde mental! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails