sábado, 28 de outubro de 2023

Dores nas costas

 



A dor só por si é um aviso, um alerta que algo não está bem, e perante a medicina tradicional chinesa, existe estagnação de QI, de energia (há bloqueio no fluxo de energia). Costuma-se dizer que as pessoas que sentem dores nas costas “carregam o peso do mundo”, sendo esse peso o excesso de trabalho, de responsabilidades, de preocupação excessiva, de stress, e com uma constante má postura. E a expressão “põe para trás das costas” também está associada a uma incapacidade pessoal de lidar com alguma situação mais incomodativa. 

Ora, a coluna vertebral é o nosso pilar da vida, que nos sustenta, que nos permite ficar em pé, movimentar e caminhar. A postura erecta permite encarar os acontecimentos frente-a-frente, proporcionando sentimentos de igualdade perante os outros. As dores podem ser divididas em diferentes zonas: cervical, dorsal, lombar e sacral.

A dor na cervical está associada á inflexibilidade e à tentativa de controlar e racionalizar tudo à sua volta. A dor na dorsal/torácica relaciona-se com a auto-desvalorização e uma postura secundária perante a própria vida. A dor lombar está relacionada com medo e insegurança perante a vida e o futuro. É uma dor que expressa as limitações da mente. 

A dor na zona sacral diz-se que está relacionada a um problema mal resolvido, que causa um choque emocional, desencadeando raiva, frustração e até mesmo pânico. A massagem terapêutica è uma escolha que pode ajudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails