- Técnicas milenares são passadas de geração e geração e defendidas por aqueles que têm orgulho das suas origens e da história do mundo. A massoterapia é uma das heranças que vem enfrentando o tempo e ainda hoje é benéfica para aqueles que resolvem utilizá-la.Podendo ser caracterizada como técnicas de massagem que tem por objetivo o bem estar físico, pessoal, emocional e energético do paciente, a massoterapia vem ganhando adeptos que tem revolucionado sua qualidade de vida.É possível alcançar a melhora de diversas doenças físicas através do tratamento da massoterapia. Além disso, ela consegue cuidar da mente, do emocional, psicológico e dos fluídos energéticos de quem a recebe.Estima-se, através de estudos e pesquisas, que cerca de 90% dos males comuns à humanidade podem ser tratados, inibidos e prevenidos através das técnicas da massoterapia. Por isso ela tem se tornado tão comum em todo o mundo.Existem duas bases da massoterapia que diferenciam um pouco a sua forma de funcionamento:
- Massoterapia ocidental: É aquela que tem bases científicas e medicinais, com efeitos pesquisados e comprovados por meio de pesquisas e estudos. Tem eficiência em problemas estruturais do corpo, como nos músculos ou esqueleto. Entre elas está a drenagem linfática, massagem desportiva ,sueca..
- Massoterapia oriental: É a que visa acima de tudo o bem estar emocional e espiritual do paciente. É baseada na cura através de limpeza de energias e fluídos que ficam pelo corpo, equilibrando os chakras e os meridianos do corpo. Entre elas está a ayurvédica, shiatsu e a reflexologia.
- Ayurvédica: Essa massagem tem origem na Índia e é utilizada para tratamento energético, visando o bem estar físico, mental e psicológico do paciente. Normalmente é feita em cima de um tatami;
- Acupressura: Se orienta a partir do mapa da acupuntura, pressionando as áreas principais. Essa técnica não utiliza as agulhas;
- Reiki: É uma técnica energética que busca equilibrar as energias sem a utilização do toque;
- Shiatsu: É uma massagem feita com os dedos. É a mistura da acunputura chinesa com a pressão nos músculos;
- Sueca: É a massagem clássica, que é a mais comum. Seu objetivo é aliviar as tensões musculares, drenando o corpo de toxinas e auxiliando o melhor funcionamento da circulação sanguínea;
- Tailandesa: Técnica de massagem voltada para alongamentos semelhantes aos que são feitos pela yoga;
- Desportiva: É a técnica de massagem utilizada para pessoas que praticam atividades físicas e esportes. Ela ajuda a retirar as toxinas do organismo e aumenta a elasticidade dos músculos.
- Liberação de hormônios, provocando o bem estar, relaxamento e melhora no sistema digestivo;
- Ativação do sistema nervoso, diminuindo o ritmo cardíaco e auxiliando para que o fígado armazene mais energia. Isso faz com que a produção de insulina no corpo aumente, acelerando o metabolismo e estimulando os órgãos;
- Alivia dores através da liberação dos hormônios anti-dor e pela anestesia muscular provocada pelo toque do massoterapeuta;
- Alivia a musculatura respiratória auxiliando e melhorando o trabalho da respiração, aumentando a capacidade respiratória;
- Fortalece o sistema imunológico do corpo;
- Aumenta 400% da circulação sanguínea no corpo em determinadas regiões;
- Inibe problemas de ansiedade;
- Melhora a qualidade de sono do paciente;
- Trata lesões;
- Provoca sensação de bem estar e relaxamento;
- Ataca os sintomas provocados pelo estresse.
Massagem X Massoterapia
Muita gente confunde as duas coisas, mas é muito importante entender a diferença que existe.
Enquanto que a massagem é uma técnica específica, a massoterapia é um conjunto de técnicas de massagem que irão variar de acordo com o problema do paciente ou do que ele procura.
A massoterapia é o conjunto de técnicas terapêuticas que utilizam as mãos como instrumentos de cura e alívio. Nela estão envolvidos os atos de bater, amassar, apertar e esfregar.
Dentro da massoterapia existem inúmeras técnicas, abaixo listamos algumas delas e seus efeitos:
Benefícios da massoterapia
O benefício principal da massoterapia e que tem levado mais pessoas à sua procura é a sua capacidade de equilíbrio. Com o dia a dia mais corrido e estressante, as pessoas tem buscado fugas que as mantenham equilibradas e dispostas para mais um dia.
A qualidade da inteligência emocional do indivíduo tem sido uma das coisas mais importantes para a área profissional.
Muitas empresas tem disponibilizados momentos onde seus funcionários recebem sessões de massagens por alguns minutos. Isso contribui para o melhor desempenho profissional e pessoal. O indivíduo que tem controle emocional sabe lidar melhor com as pressões e cobranças dos nossos dias.
Quem pode ser massoterapeuta?
Para fornecer serviços de massoterapia é importante que o profissional seja especializado na área. Para isso ele precisará procurar um curso técnico de massoterapia que tem em médica 1.200 horas de duração.
É importante lembrar que fazer esse curso é só o início e o primeiro passo para uma carreira duradoura e eficaz. É importante que esse profissional esteja sempre estudando e pesquisando novas técnicas e participando de palestras e cursos livres.
É uma atividade que tem uma base milenar muito forte, mas que com a ajuda da tecnologia tem ganhado novas vertentes e possibilidades que precisam ser pesquisadas todo o tempo.
O profissional da massoterapia precisa também estudar os costumes milenares dos povos antigos, principalmente do oriente para compreender seus costumes e a base da maioria das técnicas de massagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário