Com o aumento dos efeitos colaterais da pandemia, milhares de pessoas têm recorrido aos tratamentos alternativos para combater os sintomas de ansiedade, depressão, insônia, além de alívio de dores musculares.
Ao entrarmos neste momento pós-pandemia, após dois anos da crise sanitária trazida pela Covid-19, as massagens terapêuticas estão ajudando grandemente as pessoas a combater – e vencer – os mais variados sintomas gerados durante os períodos mais conturbados da disseminação da doença.
Ansiedade, depressão, insônia e apneia, tensões e dores musculares e na coluna, além de doenças cardíacas, inseguranças e medos de toda ordem, têm sido minimizadas com o uso de terapias alternativas, que proporcionam ótimos benefícios para a saúde física e mental.
Segundo o Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos, milhões de pessoas sofrem transtorno de ansiedade – em variados graus – em todo mundo. Em geral, se desenvolve gradualmente, mas pode manifestar-se em qualquer idade, geralmente entre a infância e a meia-idade. Pessoas com ansiedade se preocupam excessiva e persistentemente com várias coisas – dinheiro, saúde, família e trabalho, e esse processo foi agravado pela pandemia.
Outros sintomas incluem sentir-se inquieto ou “no limite”; estar facilmente fatigado; dificuldade de concentração; irritabilidade; tensão muscular; problemas para dormir, incluindo dificuldade em adormecer ou manter o sono. As terapias alternativas estão sendo cada vez mais consideradas para o tratamento da ansiedade, e a massagem está se mostrando eficaz.
Embora possa ser amenizada com medicamentos, a ansiedade tem respostas muito boas com sessões de massagens. Quando aplicada por massagistas profissionais, apenas 60 minutos podem reduzir o cortisol, o hormônio do estresse, em até 30%.
Estudo publicado na revista Depression and Anxiety descobriu que pessoas que receberam massagem terapêutica regular por 12 semanas tiveram uma redução de 50% nos sintomas de ansiedade, melhorando a saúde mental. A redução dos sintomas permaneceu em 50% por até 26 semanas, mesmo após o término da terapia.
Neste rol de terapias, destacam-se várias massagens, oferecidas na maioria das clínicas e spas, a exemplo da mais conhecida delas, a sueca. Realizada com loção ou óleo, a partir de movimentos gerais e específicos, proporciona relaxamento muscular de corpo inteiro.
Outra muito bem avaliada, a ayurvédica usa alongamentos para aliviar dores e tensões, além de ser usada de forma preventiva, aumentando a circulação, estimulando e fortalecendo o sistema linfático e abrindo o fluxo da força vital para limpar e revitalizar o corpo.
Igualmente relaxante, a massagem com pedras quentes envolve o uso de pedras planas (feitas de basalto) que o massagista coloca em determinados pontos do corpo, áreas que controlam o fluxo de energia. As pedras são deslizadas sobre o corpo do praticante, parando de vez em quando para descansá-las em diferentes áreas das pernas e costas.
A também famosa shiatsu caracteriza-se pela pressão localizada usando dedos, mãos e cotovelos, sendo aplicada em uma sequência rítmica ao longo do corpo, estimulando o fluxo de energia e a recuperação do equilíbrio psíquico.
Em expansão no Brasil, a massagem japonesa Anma promove o relaxamento e alívio do estresse, tratando muitas condições diferentes, como dor crônica, constipação, ansiedade, enxaquecas, falta de flexibilidade, estimulação do fluxo sanguíneo e linfático, dor lombar e distúrbios nervosos.
Frequentemente usada para relaxamento, a massagem tuiná é combinada com a acupuntura. Por isso, pode tratar dores no pescoço e nas costas, distúrbios musculoesqueléticos, síndrome pré-menstrual, fadiga e insônia, túnel do carpo, dores de cabeça, artrite, osteoporose, estresse, condições digestivas e condições respiratórias. Portanto, não faltam opções para combater a ansiedade.
fonteorreio d o brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário