terça-feira, 18 de maio de 2021

Escovação Seca: conheça os benefícios dessa técnica de esfoliação

 


Escovar a pele seca pode parecer uma ideia maluca, e em alguns casos você pode até pensar que sente dor. No entanto, queremos revelar uma série de benefícios que farão você mudar de ideia em favor da escovação seca. Aqui estão as dicas a seguir.


A escovação seca é uma técnica de esfoliação e massagem linfática com inúmeras vantagens para a pele do rosto e do corpo. Quais são os principais benefícios que ele traz? Estimula a circulação sanguínea, age no sistema linfático, neutraliza a celulite… leia o artigo para descobrir todos os outros!
O QUE É ESCOVAÇÃO SECA?
Escovação seca, como pode ser visto a partir do nome, é uma prática que consiste em escovar a pele do corpo seco, ou seja, quando está seco, sem adicionar água ou qualquer tipo de creme, óleo e detergente. Esta técnica obviamente requer o uso de um pincel semelhante a uma escova de massagem que é transmitida sobre a epiderme do rosto ou corpo para estimulá-la e esfoliá-la. As cerdas deste pincel também devem estar secas no momento de seu uso na pele, por isso não é necessário umedecer primeiro. Não só escovas: para fazer escovação seca você também pode usar uma luva de pelos de cavalo, um pano feito

de cabelo animal ou vegetal) ou uma luffa (uma esponja vegetal) para escovar o corpo e o rosto. A técnica pode ser encontrada em diferentes culturas, onde em alguns casos o pincel está ausente e areia ou até mesmo redes de pesca são usadas para esfoliar a pele.

1 – ESFOLIAR O CORPO
Por que escovar o corpo seco? Escovação seca é um gesto de beleza perfeito para oferecer boa esfoliação à pele de todo o corpo. Esta técnica de esfoliação é de fato muito mais eficaz e radical do que um esfoliante granulado clássico usado na pele molhada porque melhor libera poros de células mortas e promove a renovação celular. Muito útil mesmo antes de uma depilação, especialmente porque ajuda a puxar os cabelos que estão apenas começando a crescer para facilitar sua extração mesmo que sejam muito curtos, e, portanto, garantir pernas macias pelo maior tempo possível.

2 – ESTIMULAR O SISTEMA LINFÁTICO
Mas um dos principais benefícios da escovação do corpo seco é estimular o sistema linfático, que não só participa da boa circulação de fluidos no corpo e da absorção de gorduras do sistema digestivo, mas também favorece o bom funcionamento do sistema imunológico ao defender o corpo de infecções. Nossa pele é o maior órgão através do qual expelir toxinas e resíduos, por isso a escovação seca, também chamada de escovação linfática, é uma maneira eficiente de renovar as células. Essa desintoxicação afeta nosso bem-estar global, mas também em diferentes níveis em nossa beleza e, em particular, no da pele. A desintoxicação através da escovação seca evita o acúmulo de resíduos orgânicos que, em alguns casos, podem se manifestar com erupções cutâneas.

3 – MELHORAR A APARÊNCIA DA PELE
Escovação linfática favorecendo a circulação sanguínea é valiosa mesmo em caso de pernas pesadas e inchadas. Evita a estagnação dos líquidos e age positivamente contrastando com o odiado efeito de pele de casca de laranja. Basta alguns movimentos simples que explicaremos abaixo, para sentir a pele firme, mais macia e elástica. Toda a silhueta é tonificada em pouco tempo.

4 – MAXIMIZAR O EFEITO DE CREMES E TRATAMENTOS
A escovação seca também amplifica a ação de cremes e tratamentos aplicados na pele após a escovação. Ao esfoliar a pele e libertá-la de células mortas que atuam como uma barreira aos produtos que se instalam na superfície da pele, permite que ela absorva melhor os ingredientes ativos, com uma eficácia que, portanto, é muito melhorada.

ESCOVAÇÃO SECA TAMBÉM É ADEQUADA PARA O ROSTO?
A escovação seca garante uma esfoliação impecável e limpeza profunda dos poros que é apreciável tanto para ajudar a pele a se regenerar quanto para libertá-la de impurezas na origem do aparecimento de certas erupções cutâneas. Estreitar os poros dilatados e tornar a pele mais lisa tornará o rosto mais fresco, mais brilhante e oxigenado. Chega de opacidade e pele desigual!
A escovação seca para o rosto pode ajudar a preservar a aparência jovem da pele, estimulando a produção de colágeno que a torna firme, compacta e macia ao toque.

OS PASSOS A SEGUIR PARA A ESCOVAÇÃO SECA DO CORPO
É melhor escovar o corpo antes de tomar banho porque a água depois facilitará a remoção da pele morta e as impurezas eliminadas da epiderme.
Sempre escove o corpo a partir dos pés para subir até o topo com movimentos circulares e revisando cada área três vezes.
Para as pernas: concentre-se primeiro nas panturrilhas, depois nas coxas, antes de passar para as nádegas.
Continue com os braços, começando com as mãos e subindo em direção ao ombro.
Escove o abdômen seco antes de prosseguir com os quadris.
Prossiga com o pescoço e a decolagem tomando cuidado para deixar a massagem macia especialmente nessas áreas delicadas.
A massagem nas costas completará todo o tratamento.
São dicas gerais, mas isso não prejudica o fato de que todos podem personalizar o tratamento e adaptá-lo às suas necessidades. Para secar todo o corpo você precisará de pelo menos dez minutos.
Por fim, prossiga, com um banho quente e massageie seu hidratante favorito.

REGRAS PARA O ROSTO
Também para o rosto aplica as regras de iniciar a massagem de baixo e mover-se para cima; neste caso, porém, teremos que adicionar movimentos de dentro da face para o exterior para estimular corretamente a drenagem linfática. A delicadeza aqui, ainda mais do que no corpo, é muito importante, pois a pele do rosto é extremamente sensível.

Comece pelo queixo e mova-se para suas bochechas.
Repita esta massagem com a escova na área do nariz e, em seguida, vá para as orelhas de cada lado do rosto.
Finalize movendo o pincel de baixo para o topo da testa.
Se sua pele estiver sensível, o tempo máximo para gastar será entre 2 e 5 minutos. Após a massagem seca aplique um tratamento ou máscara reconfortante para deixar ligado por alguns minutos.

COMO SABER SE ESTAMOS ESCOVANDO CORRETAMENTE?
As sensações são diferentes dependendo do tipo de pele. Na pele sensível e reativa, por exemplo, a escovação seca pode causar uma sensação um tanto desagradável, quase uma leve dor, especialmente nas áreas mais sensíveis (coxas internas, decote, rosto), enquanto a pele normal será capaz de resistir melhor.
É importante adaptar seus gestos e, em particular, a pressão exercida sobre a pele ao seu caso específico: não há uma regra precisa além de não sentir dor, então se temos essa sensação temos que rever algo.
Se a pele avermelhado apenas ligeiramente, então estamos indo bem, caso contrário será melhor parar e tentar ser mais delicado.
Mesmo os produtos de skincare aplicados após o tratamento podem fazer você entender como dosar seus gestos: se a pele belisca ou puxa quando você coloca o creme, você exagerou com o pincel!

COM QUE FREQUÊNCIA ESCOVAR A PELE?
Para alcançar os melhores resultados, não é necessário dedicar-se diariamente à escovação seca: dois ou três escovados por semana serão mais do que suficientes. O mesmo não se aplica ao rosto, onde a frequência ideal será uma vez a cada sete dias.

CONTRAINDICAÇÕES
Esta técnica descrita acima é adequada para mulheres e homens e todos os tipos de pele, desde que você leve em conta as sensações de sua epiderme ao fazê-lo. Melhor evitar se você tiver feridas ou queimaduras, bem como infecções, erupções cutâneas ou picadas de insetos na área a ser tratada. Tenha cuidado mesmo no caso de você ter muitos dentro, porque eles

nunca devem ser massageados muito forte, arriscando rasgá-los. A pele da acne não deve ser tratada com

escovação seca porque a escova pode irritá-la ainda mais. O mesmo se aplica à pele sensível e reativa ou pele que sofre de certas doenças, como psoríase ou eczema.

ALTERNATIVAS AO PINCEL PARA PELE FRÁGIL
Em todos os casos apenas descritos, após consultar o dermatologista, você pode optar por acessórios mais delicados do que pincéis clássicos, como esponjas vegetais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails