Massagem é uma prática muito difundida, que muitas pessoas procuram com o intuito de relaxamento. Todavia, a massagem não traz apenas esse benefício. Descubra outros benefícios da massagem para a saúde.
VAMOS AOS 5 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA MASSAGEM:
1. PREVENÇÃO OU ALÍVIO DE DORES
A massagem pode ser utilizada como terapia complementar, em casos de pessoas com condições que acarretem dores, náuseas, fadiga, entre outros sintomas, como pessoas com câncer. Contudo, nesses casos, a utilização da massagem deve ser prescrita e acompanhada pelo médico responsável pelo tratamento oncológico.
Ainda falando sobre a diminuição de dores, as massagens podem ser benéficas até para o pós-treino. De acordo com matéria publicada na Veja, um estudo australiano mostrou que, após um treino, uma massagem de apenas 10 minutos pode reduzir a dor em 30%.
2. ALIVIA O ESTRESSE
Outra pesquisa demonstrou que, com a massagem, os níveis de cortisol, conhecido como hormônio do estresse, caíram em 31%, ao passo que os níveis de hormônios como serotonina e dopamina, ligados ao bem-estar, aumentaram em cerca de 30%.
Assim, as massagens são aliadas poderosas para ajudar a aliviar tensões. Por isso, procurar um profissional especializado em massoterapia pode ser uma boa pedida para pessoas que lidam com muito estresse no dia a dia.
3. MELHORA A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA
As massagens ajudam a estimular a circulação sanguínea e, assim, a manter a pressão sanguínea controlada, por meio da redução da frequência cardíaca. Além disso, as massagens podem ajudar na eliminação de resíduos na corrente sanguínea, como o excesso de gordura.
4. MELHORA A QUALIDADE DO SONO
Como dito anteriormente, a massagem ajuda na diminuição do estresse e na liberação de hormônios ligados ao relaxamento. Por isso, a aplicação dessa prática também pode beneficiar o bem-estar durante o sono, com noites mais tranquilas e de descanso.
5. AJUDA A MELHORAR A IMUNIDADE
As massagens, por causa de seus efeitos anti-inflamatórios e de redução dos níveis de estresse, podem colaborar para a melhora do sistema imunológico e, assim, para a promoção de uma saúde mais resistente a doenças infectocontagiosas.
Além desses cinco benefícios, existem evidências sobre a utilização da massagem como prática terapêutica e complementar em pacientes com quadros de diabetes, hipertensão e câncer, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário