quarta-feira, 18 de março de 2020

Massagens e Imunidade - como fortalecer o Sistema Imunológico




A massagem está entre as terapias alternativas mais antigas e utilizadas do planeta, pois praticamente não existe contraindicação para recebê-la. . 

Pesquisas e estudos em departamentos de psiquiatria e neurociência comportamental tem demonstrado que a aplicação de massagens ao longo dos anos proporciona aos seus pacientes/clientes um aumento na contagem de linfócitos ou células brancas, que são responsáveis pelo sistema imunológico (de defesa) do corpo, e que possuem papel primordial no combate à doenças, infecções e inflamações. Além disso, pessoas que submetem-se a sessões de massagem com frequência também desfrutam de: 

Redução dos níveis de citocina (hormônio que sinaliza quando há um processo inflamatório no corpo). Altos índices de citocina podem desencadear depressão, asma e doenças cardiovasculares. 
Redução acentuada de cortisol (hormônio intimamente ligado ao estresse), que em níveis normais é importante para a geração de energia para o corpo, porém em níveis elevados proporciona danos, inclusive para o funcionamento dos demais hormônios, enfraquecendo o sistema imune. . Esses hormônios, dentre outros, podem ser harmonizados ao incorporarmos sessões de massagem às nossas vidas, melhorando assim as defesas do corpo.  

Técnicas de massagem realizadas por especialistas profissionais e dentro das normas de biossegurança que devem ser observadas para esses procedimentos, e aliadas a uma boa alimentação, exercícios físicos, meditação e outras formas de administração do estresse são ideais para o fortalecimento e manutenção de um sistema imunológico saudável. . Por esses motivos, no período em que nos encontramos, de prevenção e medidas para superar uma possível contaminação com o novo coronavírus, se você recebe sessões de massagem, não interrompa seu tratamento pois ele tem mantido você mais resistente a agentes agressores e, se ainda não as recebe, experimente tê-las como aliadas na prevenção da sua saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails