OS EFEITOS TERAPÊUTICOS DA MASSAGEM
Pelo pouco que sabemos a respeito da história e origem da massoterapia, Hipócrates (460 a 377 a.C.), considerado o pai da medicina, já utilizava a massagem como uma ferramenta terapêutica em seus pacientes.
O simples toque com as mãos já proporciona boas sensações ao indivíduo. Uma massagem então desencadeia uma série de efeitos positivos ao organismo, que melhoram a saúde e o bem-estar.
A massagem terapêutica consiste em aplicar manualmente ou sistematicamente manobras metódicas ao tecido corporal. Tais manobras têm por objetivo levar conforto, relaxamento e tratar algias específicas.
Psicoterapeutas podem utilizar ou recomendar massagem no seu trabalho. Além de ter benefícios físicos, a massagem terapêutica pode beneficiar psicologicamente, utilizada para aumentar a confiança, promover o relaxamento como parte de um programa terapêutico, aliviar a depressão grave ou para o tratamento de outras condições.
Durante uma sessão de massagem, o cortisol, hormônio liberado pelo organismo quando ficamos estressados, sofre uma redução considerável, o que ajuda muito a combater o estresse da vida moderna.
Também durante a massagem, há o aumento da dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, o que explica a sensação de relaxamento e bem estar após uma sessão de massagem.
Alguns benefícios que podemos destacar quando se faz o uso da massagem terapêutica:
- Redução da ansiedade
- Combate a depressão, pois promove a sensação de bem estar
- Combate o estresse
- Estimula a circulação sanguínea e linfática
- Redução da tensão e dor muscular
- Elimina toxinas e resíduos metabólicos
Nenhum comentário:
Postar um comentário