quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Origem da massagem sueca


Ling e seu histórico na massagem

Per Henrik Ling (1776-1839) - É a figura mais destacada e que definitivamente consegue o reconhecimento científico da massagem e da cinesioterapia; é também o maior nome da Ginástica Sueca. Tem o crédito de haver desenvolvido a massagem sueca, porém não foi ele que a inventou. Aprendeu a massagem com outros e, através da experimentação persistente, juntou a informação numa forma exeqüível.

Ling propôs um programa integrado no tratamento de doenças, usando movimentos ativos e passivos e massagem. A lenda diz que o interesse de Ling nesses métodos foi animado pela artrite no próprio cotovelo. Em 1813 foi credenciado pelo estabelecimento do Central Royal Institute Of Gymnastics em Estocolmo. Ling organizou a massagem e os exercícios terapêuticos num sistema que se tornou conhecido como ginástica médica. Por volta de 1860 havia institutos similares na Inglaterra, França, Áustria, Alemanha e Rússia.

Os seguidores de Ling continuaram seu trabalho e escreveram suas observações e avanços. O programa de Ling era baseado no conhecimento recém-descoberto da circulação do sangue e da linfa (interessante notar que os chineses vinham usando esses métodos havia séculos).
É conveniente destacar que os trabalhos e anotações de Ling foram realizados por este depois de uma longa viagem a China, país em que conheceu e contatou com diversos métodos corporais.

Ling levou para a Suécia as idéias do alemão Guts Muths (1759 -1839: considerado pai da ginástica pedagógica moderna), após contato com o instituto de Nachtegall.

Ling dividia sua ginástica em quatro partes:

a pedagógica - voltada para a saúde evitando vícios posturais e doenças,
a militar - incluindo o tiro e a esgrima,
a médica - baseada na pedagógica evitando também as doenças,
a estética - preocupada com a graça do corpo que parece imperar até hoje.

Per Henrik Ling sofreu um golpe no braço, no músculo longo supinador - nesta época havia em Paris, um cirurgião da escola, Dr. Ambroise Parré - o primeiro artrocirurgião (pai da artrocirurgia). Ele soube do que havia acontecido com Per e convidou-o a ir à Paris, para ser operado por ele. A operação obteve 80% de sucesso mas Ling não se conformou e começou a roubar cadáveres para pesquisar sobre a cinesiologia motora do membro afetado.Na tentativa da cura, ele combinou vários estilos conhecidos de massagem, como os praticados pelos egípcios, romanos e outros.

Através da massagem, após três anos estava curado e havia criado um sistema metódico com bases científicas de terapia cinesiológica e massoterapêutica - chamado de sistema sueco de massagens ou massagem de Ling.

Em 1862 a massagem passou a ser conhecida e respeitada, ensinada em todos os centros médicos da Europa, tornando-se uma ciência paramédica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails