terça-feira, 10 de novembro de 2009

Automassagens


A massagem é uma ótima forma de relaxamento tanto corporal como mental. Relaxar os músculos que ficam contraídos ou doloridos devido aos movimentos e stress do dia-a-dia é bastante importante. Alguns pontos do corpo são precisos para uma boa massagem, porém como nem sempre se pode freqüentar o massagista, é possível aprender alguns tipos de massagens em casa.

As massagens podem ser feitas em várias regiões do corpo como mãos, braços, ombros, pernas, pés, barriga, dentre outros, relaxando os variados músculos. Os movimentos para as massagens podem ser circulares, retilíneos ou as famosas “pancadinhas” com as mãos, além de pequenos apertões com as pontas dos dedos.

Lembre-se que o exagero sempre é prejudicial. Cuidado com a força aplicada à massagem, pois pode causar dores ou torcicolos. Faça movimentos leves e não sobrecarregue as mãos durante a massagem. As massagens podem ser alternadas, para relaxar os vários ângulos dos músculos ou aliviar dores.

As massagens normalmente são curtas, durando aproximadamente 10 ou 20 minutos. Estas podem ser realizadas de 2 a 3 vezes na semana. Você pode, ainda, utilizar cremes hidratantes e aromatizados ou óleos de massagem durante os movimentos de relaxamento.


MASSAGEM NAS MÃOS: Com o polegar de uma mão sobre a outra, pressione e friccione a região entre o polegar e o indicador. Faça o movimento por alguns minutos e repita na outra mão.



MASSAGEM NOS OMBROS: Coloque uma das mãos sobre o ombro, na parte de trás. Puxe-o e empurre levemente. Massageie com os dedos. Faça o mesmo com o outro ombro. No peitoral, pressione e massageie a região com os dedos.












MASSAGEM NO PESCOÇO: Com a mão direita, puxe o pescoço para seu lado direito. Deixe a cabeça virada para o outro lado, mas permaneça olhando para frente. Repita com o outro lado. Agora, massageie com as pontas dos 4 dedos (não utilize o polegar) a parte lateral do pescoço. O polegar deve estar apoiado próximo à garganta.



MASSAGEM PARA O GLUTEOS: A partir da dobra do bumbum, com os dedos médios e indicadores, faça uma pressão e suba até a altura da cintura. Faça o movimento com as duas mãos, nas duas laterais. Repita de 5 a 8 vezes.



MASSAGEM PARA ENXAQUECA: Com os 4 dedos sobre a lateral abaixo da testa, deixe o polegar na mandíbula e massageie-a por alguns minutos, nos dois lados.



MASSAGEM PARA OS PÉS: Sentada, puxe um dos pés e com as pontas dos dedos faça movimentos circulares, pressionando a sola do pé. Faça o mesmo movimento próximo aos dedos do pé, com os dois pés.



MASSAGENS MODELADORAS: As massagens modeladoras podem ser feitas na barriga, cintura, quadris ou culotes. Evite regiões com varizes, pois estas massagens devem ser um pouco mais fortes, a ponto de deixar a pele avermelhada. Utilize algum creme modelador ou redutor, os movimentos fortes ajudam em sua penetração na pele.

Envolva a cintura com o braço e com a mão na lateral, puxe-a bem até a altura do umbigo. Massageie a perna até a coxa em direção à virilha, faça a massagem com as mãos fechadas (com os dedos dobrados para dentro da mão). Repita com os dois lados.

Ainda com as mãos dobradas, massageie com certa força, com a quebra dos dedos, a barriga. Puxe a gordura de baixo para cima.

Algumas massagens têm o poder de ajudar na prevenção ou amenizar os problemas de celulites! Com o tempo, também ajudam a diminuir medidas das regiões com gorduras localizadas, estimulando a eliminação de toxinas.

Dica: Faça as massagens no corpo depois do banho, utilizando cremes anticelulite ou redutores de medidas. Os cremes são mais utilizados em massagens modeladoras, que facilitam o deslizamento dos dedos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails