A massagem tem sido uma solução para diversos problemas no corpo e até mesmo para a mente. Um dos exemplos de como aliviar a dor lombar é com o uso da massoterapia.
Além de ser ajudar no alívio de dores locais, a massoterapia tem como outros benefícios contribuir para uma maior sensação de bem-estar, reduzir o estresse e diminuir a ansiedade, por exemplo.
Por essa razão, então, está na hora de você conhecer mais sobre a massoterapia para dor lombar, assim como para outros problemas, e como ela funciona.
Além disso, nesse artigo iremos falar sobre todos os benefícios da massoterapia e como podemos prevenir também o corpo da dor lombar. Boa leitura!
O que é a massoterapia?
A massagem como forma de cuidado do corpo é uma prática milenar. Na China, 3.000 a.C, já foram encontrados os primeiros registros de técnicas de massagens. De lá para cá, muita coisa mudou e evoluiu.
Atualmente, a massoterapia é um termo usado para designar um conjunto de técnicas terapêuticas com benefícios para a saúde corporal e mental.
A massoterapia acontece através do toque em regiões do corpo e pode ser feita de forma combinada com a cromoterapia e a aromaterapia, por exemplo.
Trata-se de uma prática inspirada na cultura oriental e ociental. Vale salientar, ainda, que a massoterapia é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma prática eficaz.
Para que serve a massoterapia?
A massoterapia tem diversas funções para o corpo. Entre elas, estão, por exemplo:
- Oferecer maior sensação de bem estar
- Aliviar a dor muscular e corporal;
- Promover relaxamento muscular;
- Combater o estresse;
- Estimular a circulação sanguínea;
- Prevenir diversas doenças;
- Combater a celulite e a gordura localizada.
Como a massoterapia funciona?
A massoterapia funciona através do massageamento de tecidos moles do corpo e por alguns movimentos específicos nas articulações.
Há diversos tipos de manobra terapêuticas, como, por exemplo, a vibração, o pinçamento, a fricção, o amassamento e o deslizamento.As práticas de massoterapia se dividem em técnicas ocidentais e técnicas orientais
As técnicas ocidentais, por exemplo, seguem as regras da ciência ocidental, buscando oferecer benefícios para o aparelho locomotor, muscular e esquelético. Já as técnicas orientais têm como maior foco o equilíbrio das energias do corpo.
Algumas das principais técnicas que podem ser aplicadas são:
- Shiatsu;
- Shantala;
- Reflexologia podal, manual e facial ou craniana;
- Massagem relaxante (ayurvédica ou chinesa);
- Massagem com pedras quentes.
A importância da massoterapia para dor lombar
Entre os diversos efeitos positivos que a massagem terapêutica pode oferecer para o corpo, está a redução das dores lombares.
Em 2017, por exemplo, a revista Pain Medicine publicou que a massoterapia pode proporcionar alívios à lombalgia crônica.
Como resultado dos testes, por exemplo, mais da metade dos participantes apresentaram menos dor após 12 semanas. Já outros pacientes relataram dor reduzida após três meses.
Esse é um exemplo prático de como a massagem tem se mostrado um tratamento cada vez mais usado e mais eficaz para redução de dores lombares.
Quais são os benefícios da massoterapia para dor lombar?
Existem benefícios da massoterapia para quem também usa como tratamento da dor lombar. Entre eles estão, por exemplo, o alívio da tensão, a ativação da circulação sanguínea, a redução do estresse e a diminuição da ansiedade.
Alivia tensão
As práticas de relaxamento proporcionadas pela massagem terapêutica oferecem maior alívio das tensões que enrijecem o corpo, por exemplo. Algumas práticas são focadas em “desfazer os nós” causados pela agitação e preocupações do dia a dia.
Ativa a circulação sanguínea
Os movimentos da massoterapia ajudam na ativação da circulação sanguínea e, por consequência, melhoram a pressão arterial.
Além disso, a massagem terapêutica também contribui para a diminuição de inchaços e desconfortos na região afetada.
Reduz o estresse
A massoterapia também consegue, através dos movimentos, reduzir as taxas de hormônio do stress e liberar hormônios que provocam maior sensação de bem estar.
Ao mesmo tempo, é capaz de elevar o número de linfócitos e glóbulos brancos no sangue, que são os responsáveis pelo sistema imunológico de cada indivíduo.
Diminui a ansiedade
A massagem pode, por fim, diminuir a ansiedade. Isso se torna possível pois ela aumenta o estímulo de hormônios que causam bem-estar e melhora o humor.
Além disso, a massoterapia reduz a produção do hormônio cortisol. Esse último, em excesso, cria quadros ansiogênicos.
Quantas sessões de massoterapia para dor lombar são necessárias?
Cada caso vai demandar um tratamento e uma técnica de massagem diferente. No entanto, de forma geral, a massoterapia para dor lombar pode ter efeitos sentidos após algumas semanas.
O ideal é que a massoterapia seja feita de forma frequente para que os benefícios apareçam ainda mais rápido.
Como prevenir a dor lombar?
A dor lombar, também chamada de lombalgia, pode ser prevenida de algumas formas, como, por exemplo:
- Fazer alongamento e exercícios para as costas,
- Permanecer ativo durante todas as semanas;
- Evitar permanecer sentado por muito tempo;
- Ao sentar, procurar ficar com uma boa postura;
- Tomar cuidado com pesos;
- Ter uma dieta rica e balanceada.
O que é preciso para iniciar a massoterapia para dor lombar?
Todas as pessoas que possuem dor na lombar podem usufruir da massoterapia como tratamento. Muitas vezes, no entanto, é preciso aliar a massagem terapêutica com outros tratamentos, como a fisioterapia e o uso de medicamentos.
Para saber qual é o tratamento adequado, você deve procurar um médico especializado, ou seja, um ortopedista. Em alguns casos mais raros, como pessoas que possuem doenças hemorrágicas, câncer ou feridas abertas, a massoterapia pode não ser indicada.
No entanto, se não houver nenhuma contra indicação, é importante procurar uma clínica de qualidade e com profissionais preparados.
Conclusão
A massoterapia para dor lombar é uma excelente opção para quem sofre com esse problema pois, não só sentirá alívio das dores, como também terá ganhos em outras esferas, como a redução do estresse, por exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário