A massagem relaxante tem como marco teórico as técnicas embasadas no conhecimento e cultura ocidental,
oriental ou integrativas para induzir uma sensação de bem estar físico e psíquico, rejuvenescimento, revitalização, se
revelando benéfica em todos os níveis.
Atualmente a medicina possui vários campos e especialidades, e sempre anda em conjunto com as terapias alternativas, sendo a massagem considerada uma das principais coadjuvantes.
A massagem não propõe apenas o relaxamento, mas uma cascata de benefícios que provém de técnicas específicas para cada paciente de acordo com sua necessidade. Os efeitos podem ser divididos em: mecânicos, químicos,
reflexos e psicológicos.
- Os efeitos mecânicos referem-se a resultados diretos que a massagem exerce sobre os tecidos moles manipulados por meio de movimentos de tração, compressão, estiramento e pressão.
- Pode-se dizer que o efeito psicológico é promovido pelo toque e a somação dos vários efeitos proporciona a sensação de bem estar. O aspecto científico da massagem inclui toda a anatomia e fisiologia que ela envolve, bem como a abordagem organizada para avaliações e planos de tratamento.
- Já os movimentos de deslizamento superficial e profundo promovem a desobstrução dos vasos sanguíneos. Como conseqüência, o relaxamento dos músculos é considerado efeito reflexo.
- A massagem possui influência sob várias substâncias neuroquímicas do corpo. Há um aumento da histamina favorecendo a defesa do corpo; aumento da melatonina que permitirá um sono reparador, aumento da serotonina e da endorfina, ambas promovem a sensação de bem estar. A serotonina também pode impedir a transmissão dos sinais nervosos nocivos ao cérebro. .
Embora a massagem seja considerada uma terapia antiga, os estudos mostram que a sua aplicabilidade promove bem-estar e melhor qualidade de vida.
Ref: Bertoja, Vanessa Gomes[1] - Os benefícios da massagem relaxante (2017 - UTP Curitiba)
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário