O sistema nervoso é um verdadeiro centro de controle para o corpo que coleta e analisa a cada segundo uma quantidade impressionante de informações que permitem ao corpo se adaptar ao seu ambiente. - Este sistema possui duas ramificações para atividades contrárias, mas complementares. Assim, distinguimos o sistema simpático, que mobiliza os diferentes músculos e órgãos sob estresse, e o sistema parassimpático, que visa retornar ao equilíbrio, contrariando a resposta ao estresse. - Com toda a probabilidade, a massagem acelerara o retorno ao normal após um estresse físico ou psicológico, estimulando a atividade do ramo parassimpático do sistema nervoso autônomo.
Estudos mostram que a massagem acelerara o retorno ao normal após um estresse físico ou psicológico, estimulando a atividade do ramo parassimpático do sistema nervoso autônomo após apenas alguns minutos de intervenção. Ao ingressar no sistema nervoso, a massagem causa uma cascata de eventos que levam ao bem-estar e relaxamento com uma diminuição significativa da freqüência cardíaca e dos níveis de cortisol, dois indicadores fisiológicos de estresse no corpo. humana. - É óbvio que a massagem, leve ou profunda, tem o potencial de modificar a resposta do sistema nervoso e, assim, combater a reação resultante do estresse físico ou psicológico.
No entanto, a massagem terapêutica se beneficia de sua abordagem holística, que considera o indivíduo como um todo. Em resumo, é através da intervenção apropriada que o massagista conseguirá modular a atividade do sistema nervoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário