As reações orgânicas são resultantes de uma série de funções fisiológicas interligadas que coordenam a integração dos controles locais e neuroendócrinos. Dentro do perfil neural é sabido que existem circuitos de convergência que, de forma aferente, integram sensações periféricas com áreas específicas do sistema nervoso central. Desta forma todos os sinais gerados nos campos periféricos são distribuídos de maneira convergente até centros de análise e decisão, dentre os quais as áreas mais baixas do sistema nervoso central, como o tálamo, hipocampo e amídala, onde a transdução neural é convertida em resposta emocional.
Um segundo eixo integrador é o eixo endócrino. Neste, a aferência sensorial converge até o hipotálamo, onde os centros hipotalâmicos laterais e ventrais mediais comandam a secreção de hormônios específicos.
A integração endócrina tem a capacidade de determinar o perfil hormonal que será dominante; assim, situações que elevam o input (impulso) neural são traduzidas nas áreas talâmicas, que normalmente redistribuem novas moléculas sinalizadoras ativando outras áreas. O status quo implementado redireciona principalmente para a formação de hormônios moduladores, determinando a cascata funcional.
Por exemplo, caso seja estimulado o campo sensorial do tato, eleva-se a aferência e, em um circuito de convergência, o sinal chega ao tálamo, terceiro ventrículo e, sequencialmente, à glândula pineal. Esta glândula, frente à intensidade do impulso, promove modificação na via bioquímica e passa a gerar melatonina, que propicia um novo status funcional, mantendo agora o indivíduo mais relaxado. É neste contexto que a melatonina contempla e compete com a dinâmica dos hormônios do estresse, minimizando sua ação e aprimorando a qualidade de vida.
Vale salientar que a massoterapia é a ferramenta anatômica e funcional que eleva o drive neural potencializando as transduções de sinais em áreas de transcrição de sinais no sistema nervoso central, favorecendo reações que diminuem o estado de tensão emocional.
Prof. dr. Carlos Alberto da Silva
Plasticidade Neuromuscular e Desenvolvimento Neuromotor - UNIMED/Piracicaba
Nenhum comentário:
Postar um comentário