A mão do homem, na sua perfeita harmonia, com faculdades sensoriais e motoras é o ponto de partida mais antigo que se conhece, tanto para diagnóstico como para tratamento e prestação de cuidados de saúde. Tendo surgido de uma forma empírica e intuitiva (na sequência do frio para aumentar a temperatura ou de uma picada ou contusão para aliviar a dor), a arte da massagem evoluiu do Oriente para o Ocidente, ao longo de séculos de história e os seus benefícios e potencialidades mantém-se mais atuais do que nunca, com a vantagem de conhecermos hoje efeitos bem claros proporcionados pela investigação.
A saber: 1 - A massagem não se limita a uma ação mecânica e periférica. Exerce um efeito sedativo e relaxante ao nível do sistema nervoso e de alívio da dor. Particularmente indicada para quem sofre de insónias, estados de ansiedade ou vive períodos de stress.
2 – A massagem proporciona ao fim de alguns minutos o aumento da temperatura corporal. O aumento da temperatura corporal dilata os vasos sanguíneos, possibilitando ganhos consideráveis ao nível da circulação sanguínea. Particularmente indicada para quem tem défice de circulação como mãos e pés frios.
3 – O Aumento da temperatura possibilita também o aumento do metabolismo. Este leva à eliminação de toxinas, resíduos e gorduras de uma forma mais rápida e eficaz, com consequências visíveis, por exemplo ao nível da pele.
4 – Um efeito terapêutico absolutamente determinante no desempenho muscular, atuando quer como relaxante muscular em contraturas, espasmos musculares e tendinites ou como estimulante muscular antes de uma competição ou treino.
5 – Aumenta a mobilidade articular e de todos os tecidos moles – músculos, ligamentos, fáscias e tendões.
6 - A produção de endorfinas resultantes do tratamento de massagem combate a dor e o cansaço crónico e auxilia na gestão de estados antidepressivos.
7 – Melhora a circulação linfática, reduzindo a celulite e os edemas após fase aguda de uma lesão.
8 – Um efeito visceral importante sobretudo ao nível do trânsito intestinal. Particularmente indicada para quem sobre de obstipação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário