Como o nome já diz, a massoterapia é um tratamento através de massagens, e pode ser feita dos pés à cabeça, aliviando dores, tensão, cansaço e traumas físicos; melhorando a circulação do sangue e a flexibilidade.
O responsável pelo bem-estar, ou seja, quem executa o procedimento é o massoterapeuta. Um profissional que pode usar várias técnicas, de acordo com o diagnóstico de cada pessoa.
E aqui chegamos ao ponto que diferencia a massoterapia de uma massagem comum. Isto é, a habilidade que o profissional qualificado tem de direcionar o trabalho dele em função das necessidades do cliente.
Veja como é fácil de entender: se você tem dor nos músculos das costas ou deseja aumentar sua flexibilidade, o massoterapeuta possui os recursos técnicos específicos para cada objetivo.
O que ele utiliza nos exemplos acima é diferente do que ele dispõe para um paciente que precisa aliviar o estresse, relaxar.
No caso da massagem comum, o massagista deve seguir uma sequência determinada, normalmente a mesma para todos.
Como funciona a massoterapia
O massoterapeuta pode fazer especializações em diversos tipos de massagem, podendo atuar em clínicas de massoterapia, estética ou reabilitação, além de clubes esportivos e spas, entre outros.
A massoterapia abrange variadas modalidades de massagens, inspiradas tanto nos conhecimentos orientais quanto ocidentais.
Entre as principais técnicas usadas pelo profissional de massoterapia estão: Drenagem Linfática, Shiatsu, Reflexologia podal, Do-in, Tuiná, Ayurvédica.
E tem muito mais. Veja:
- Acupressura
- Anma
- Bamboo
- Bowen
- Facial
- Cinesiologia
- Lian Gong
- Moxabustão
- Neuromuscular
- Pedras Quentes
- Quick Massage
- Quiropraxia
- Ventosa
- Reflexologia
- Reiki – Energético
- Respiração
- Rolfing
- Sei Tai – Quiropraxia japonesa
- Shantala – Massagem para bebês
- Tailandesa – Massagem com muitos alongamentos derivados da yoga
- Terapêutica
- Trigger Points – Pontos de gatilho
- Tui-Na – Massagem chinesa
Confira alguns dos benefícios da massoterapia
- Estimula a circulação do sangue de uma maneira geral
- Auxilia no controle das tensões, estresse, ansiedade e irritabilidade
- Alivia e ajuda a prevenir as dores musculares
- Favorece a normalização das funções fisiológicas
- Contribui para o fortalecimento da imunidade
- Proporciona bem-estar e uma melhor qualidade de vida
- Ajuda o organismo a eliminar resíduos metabólicos
Mesmo com tantos pontos positivos, é sempre interessante conversar com seu médico antes de marcar uma sessão de massoterapia.
Afinal, ele, melhor do que ninguém, pode identificar se há algum tipo de restrição – ou até mesmo contraindicação – relacionado às técnicas que foram indicadas para o seu caso especificamente.
Saiba mais sobre a massoterapia
A palavra massagem tem origem grega: masséin que significa apertar ou amassar. Mas na atualidade ganhou mais conceitos a partir da palavra francesa massage, que também quer dizer esfregar, bater ou apertar.
Os indícios mais antigos de existência da massagem têm mais de 5 mil anos.
Entre os povos da antiguidade, o massagista era médico; o próprio pai da medicina, Hipócrates (460AD – 370AD), costumava dizer que bom médico deveria saber amassar.
Porém, se a gente for mesmo parar para analisar, o ato de massagear é muito mais antigo do que se imagina. É só lembrar que qualquer um de nós, ao primeiro sinal de dor de cabeça, costuma pressionar as têmporas.
Outra prova de que a massagem é uma das maneiras mais remotas para tratar músculos, o esqueleto e desconfortos diversos é que também fazemos círculos na barriga quando ela dói.
Então, está esperando o que para comprovar você também as sensações agradáveis que só uma boa massagem pode proporcionar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário