A massagem esta presente na vida do ser humano desde a época das primitivas cavernas. O homem teve seu contato com esta técnica quando sofreu sua primeira trombada ou contusão, ai aliviando sua dor com a mão passando no local da dor.
Com o passar do tempo à massagem evoluiu e se tornou presente em varias cultura que se focaram em sua área muscular ou energética. As massagens são presentes em culturas como a romana, sueca, tailandesa, chinesa e indiana.
As mais antigas de todas as chinesas e indianas são focadas na energia do corpo enquanto as outras fazem o que se chama de modelo hibrido, seguindo mais de uma filosofia.
As massagens chinesa e indiana desenvolveram a massagem chinesa tuina e a massagem indiana ayurvédica ambas energéticas. E se baseiam num sistema de saúde completo que visa o reequilíbrio do ser.
A massagem chinesa tuina usa o sistema de meridianos que são linhas energéticas que percorrem o corpo humano sem ser detectável. O sistema indiano trabalha com chakras que são centro de energia que se dividem pelo corpo. Ambas são muito utilizadas pelo mundo. A massagem chinesa influenciou diretamente a massagem tailandesa, a massagem japonesa shiatsu e a auto massagem do-in.
No Brasil em 1942 o presidente João Goulart regulamentou a profissão de massagista que por sermos desportistas o homem sempre ao lado do campo de futebol, este era o massagista da época.
Hoje a massagem é um sistema que utiliza muitos recursos que visão combater o stress, a fadiga e principalmente as dores provocadas pelos hábitos assumidos pelos homens. Visando equilibrar as energias a massagem trabalha com os princípios do yin e yang que são os opostos que se completam. Baseados no desequilíbrio causado pelas emoções mal conduzidas, pelos ambientes hostis e pela alimentação inadequada.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário