
Dentro das propostas em Psicologia Somática que surgiram depois de Wilhelm Reich esta foi uma visão bastante revolucionária na época.
David Boadella faz referência à teoria do psicoperistaltismo de Gerda Boyesen na fundamentação do seu método em Psicologia Biodinâmica quando apresenta um breve descrição destas três camadas embriológicas e deixa abertura para a possibilidade de que, o que este trabalho terapêutico em biossíntese faz no nível físico, pode também ser feito no nível subtil por 'curandeiros' (esta é a expressão usada na tradução brasileira do livro) que trabalhem ao nível do campo energético.
A leitura deste livro é também uma oportunidade para viajarmos na formação do ser, num aprendizado constante, claro e profundo, não deixando de perder o rigor científico. A viagem é tão profunda e completa (ao menos para mim o foi) que se nos entregarmos a essa onda pode ter um efeito transformador e abrir possibilidades para reflectirmos sobre nós próprios e nossa história individual. Daqui pode também vir uma maior compreensão da forma como nos colocamos no mundo e também dos nossos padrões repetidos ou desequilíbrios bem como possibilidades para uma consciência nova dos mesmos. Isto é sempre também uma ponte no relacionamento com o outro, naturalmente. A luz da consciência pode ser transformadora e apaziguadora e ao menos certamente muitas vezes revela uma forma mais suave de sombras que outrora poderiam ser monstros horríveis para nós...quando os olhávamos no escuro!
Recomendo esta leitura
Nenhum comentário:
Postar um comentário