Páginas

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Feng Shui para o equilíbrio


Muito se fala do Feng Shui e suas diferentes escolas, sendo que neste texto falaremos da escola básica - a Escola da Forma -, usada por quase a totalidade dos praticantes.

Esta escola surgiu há mais de 2 mil anos na China e trata da observação do entorno do local que se vive, devendo-se observar qual a posição da sua casa em relação a um rio e uma montanha.

Atualmente usa-se esta escola para observar o posicionamento das casas em relação às ruas, que são os “novos rios”, pois elas trazem o movimento, sendo que os altos prédios são as atuais “montanhas”. Seguindo esses princípios, podemos aplicar pequenas dicas da Escola da Forma para a área interna das residências.

É muito importante termos uma "montanha" protegendo nossas costas ao dormir. Então, é contra indicado ter cama sem cabeceira ou ter movimento atrás da cama ao dormir. Seria como se um "rio" (movimento) passasse por você ao dormir.

O ideal, portanto, é posicionar a cama contra uma parede ou colocar uma cabeceira alta, que evite movimento atrás de sua cabeça ao dormir.

Outra dica básica é sobre o fluxo de energia, o "rio" que circula dentro de sua residência. Se tens muitos objetos parados isto gera energia estagnada, que é o acúmulo de elementos sem movimento em determinadas áreas da casa é como se o "rio" existente em sua casa estivesse bloqueado ou poluído.

Muitas pessoas querem harmonizar sua residência sem mexer nos "esqueletos do armário", mas a parte inicial do Feng Shui é retirar o máximo possível de elementos parados ou não usados de sua residência.

Para atrair energia positiva, ou seja, para fazer circular o "rio", é necessário fazer uma grande limpeza de papéis, roupas e objetos quebrados ou não utilizados. Sem esta medida, mesmo que a casa pareça estar bonita, sempre terá cantos desequilibrados.

Dica para você organizar seu ambiente: Faça 3 perguntas a si mesmo: É ÚTIL? É BONITO? TEM VALOR SENTIMENTAL? Se você respondeu NÃO a estas 3 perguntas, este objeto, papel ou roupa não tem porque continuar em seu ambiente.

Abrir espaço para que coisas novas surjam é condição primordial para receber os benefícios da técnica do Feng Shui.

Antes de irmos ao médico para sermos examinados, a grande maioria se arruma e toma um banho. A coisa acontece com a casa. Antes de começar a harmonizá-la, é preciso organizá-la para fazer circular a energia positiva existente nela. Muitas vezes só esta primeira arrumação, de tirar os objetos velhos, quebrados e não usados, já provoca uma grande mudança energética no ambiente e a pessoa se sente muito mais motivada.

Para concluir, outra dica importante é a respeito da circulação de água na casa.

No Feng Shui, independente da escola utilizada, a casa é considerada um corpo, um organismo vivo, por isso as sugestões acima de abrir espaço para a energia positiva. Contudo, mais importante, é NÃO TER VAZAMENTOS na casa, tais como a torneira sempre pingando ou o cantinho da descarga sempre escorrendo, o que, além do mais, é antiecológico. Pois, se a casa é um corpo, a água é o próprio sangue da casa! Sendo assim, estes pequenos vazamentos são como uma corte aberto sem cicatrizar em sua residência, levando embora parte da energia positiva e da prosperidade de sua casa.


Atento a estas dicas, você certamente terá uma vida bem melhor e uma casa muito mais energizada!

Letícia Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário